Gestão Estratégica (LGVR)
Código: 61081
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: Gestão
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

A unidade curricular procura desenvolver o pensamento estratégico, embora sem descurar as ferramentas das escolas do posicionamento ou do design. A unidade curricular está organizada em torno dos seguintes grandes tópicos: conceitos básicos, análise externa à empresa, análise interna, estratégias ao nível da unidade de negócio, estratégias corporativas, estratégias de internacionalização, desenvolvimento da estratégia e estratégia empresarial para o desenvolvimento sustentável.

Pensamento Estratégico

Análise

Estratégia de negócio

Estratégia corporativa

1. Dominar os conceitos-chave ligados à Gestão Estratégica;

2. Possuir capacidade para desenvolver uma análise externa e uma análise interna;

3. Saber identificar diferentes tipos de estratégias.

4. Demonstrar capacidade para compreender e saber conceber e implementar um plano estratégico

1- Introdução à estratégia

1.1- O que é a estratégia

1.2- Principais abordagens à estratégia

1.3- Pensamento estratégico e planeamento estratégico

1.4- Algumas considerações acerca do pensamento estratégico

1.5- Missão, valores e visão

1.6- Objetivos

2- Análise da envolvente

2.1- A análise PEST

2.2- As 5 forças de Porter

3- Análise da empresa

3.1- Recursos e capacidades

3.2- A RBV

3.3- A análise VRIO

3.4- A cadeia de valor

4- Ligação envolvente/empresa: a análise SWOT

5- Estratégia de negócio

5.1- As estratégias genéricas de Porter

5.1.1- As estratégias de baixo custo

5.1.2- As estratégias de diferenciação

5.1.3- As estratégias híbridas

5.2- As estratégias oceano azul

6- Estratégia corporativa

6.1- A diversificação

6.2- A integração vertical

7- Estratégia de internacionalização

8- Desenvolvimento da estratégia

9- Estratégia empresarial e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

10- Reflexão sobre a situação atual

11- Análise de planos estratégicos

1. Barney & Hesterly (2011) Administração estratégica e vantagem competitiva. São Paulo: Pearson.

2. Cardeal, Nuno (2018) Pensamento estratégico: antecipar as ondas de futuro. 3ª ed. Lisboa: Universidade Católica Editora

3. Carvalho, J.C. & Filipe, J.C. (2014) Manual de Estratégia- conceitos, prática e roteiro. Sílabo.

4. Serra, F., Ferreira, M., Torres, M. & Torres, A. (2011) Gestão estratégica. Lisboa: Lidel.

5. Teixeira, S. (2011) Gestão estratégica. Lisboa: Escolar Editora.

6. De Wit, B. (2019). Strategy: An International Perspective. Cenage Learning.

7. Strickland, A. J., Gamble, J. E., Peteraf, M., & Thompson. A (2020). Crafting & Executing Strategy. McGraw-Hill International

E-learning.

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.