Gestão de Projetos de Engenharia
Código: 22158
Departamento: DCET
ECTS: 7
Área científica: Engenharia e Gestão
Total de horas trabalho: 210
Total de horas de contacto: 40

Pretendemos facilitar o processo de criação de conhecimento no que diz respeito aos fundamentos da Gestão de Projetos (GP) numa base contextualizada por um conjunto de atores e processos que têm de identificar, recursos (e sua escassez), risco, boa comunicação, e stakeholders. Os alunos terão de aplicar um plano de projeto, calendarizar, alocar recursos, monitorizar e controlar o projeto, de forma a construírem competências que lhes permitam gerir melhor projetos.
Com esta abordagem pretendemos facilitar a construção de conhecimento individual e de equipa.

No fim do curso os alunos deverão saber os conceitos fundamentais e ter diferentes perspetivas, podendo exercitar uma melhor tomada de decisão, deverão saber - fazer em termos de utilizar ferramentas integradas de Gestão de Projetos, e deverão saber-ser e estar no contexto de uma atitude ética perante o projeto e suas consequências.

1) Abordagem Genérica à Gestão de Projectos.
2) Actividades, processos, tarefas.
3) Fases do projecto.
4) Equipas e grupos.
5) Competências de comunicação, comunicação organizacional (informal, formal, interna e externa). Validação da Comunicação (tipo 2). Relatórios. Infraestrutura de suporte para a informação e comunicação.
6)  Projectos de tipos diferentes. Competências chave para gerir um projecto.
7) Âmbito do Projecto.
8) WBS.
9) Planeamento com PERT e GANT, e critical path.
10) Gestão do tempo.
11) Alocação de recursos.
12) Custos, estimativas e controlo.
13) Gestão de risco. Árvores de decisão, tabelas de decisão, valor esperado, funções de utilidade
14) Earned Value Management.
15) Procurement, Negociação.
16) Conclusão (fecho) e aprendizagem (Lessons learned).
17) Critical Chain e AGILE.
18) Responsabilidade ética e social

•  A Guide to the Project Management Body of Knowledge, PMI, 2008, PMBOK Guide
•  Critical Chain, Eliyahu M. Goldratt, 1997, North River Press
•  Managing Telecommunications Projects, Celia Desmond, 2010, Wiley, IEEE Press

E-learning

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.