Gestão de Plataformas Web
Código: 22157
Departamento: DCET
ECTS: 7
Área científica: Tecnologias de Informação e Comunicação
Total de horas trabalho: 210
Total de horas de contacto: 40

Esta unidade curricular tem por finalidade dotar os alunos de competências nos temas emergentes da gestão de conteúdos para a web. São abordados os princípios, as linguagens e as tecnologias envolvidas nas plataformas CMS (content management systems) e LMS (learning management systems), tendo em vista não só a disponibilização de conteúdos, mas também a criação e gestão de atividades online potenciadoras da aprendizagem e da interação social.

Gestão de conteúdos
Plataformas Web
Web 2.0

No termo do processo de formação nesta unidade curricular os estudantes devem estar capazes de:
- Reconhecer o papel e a importância da gestão de conteúdos informativos no contexto da construção da sociedade de informação e do conhecimento;
- Identificar as principais técnicas, metodologias e ferramentas de gestão de conteúdos em cenários web;
- Aplicar técnicas de gestão de conteúdos para construir espaços informacionais e comunicacionais em rede;
- Analisar um contexto de aprendizagem e desenhar um ambiente online adequado à situação analisada.

1. Conteúdos: formatos e estrutura;
1.1 Markup
1.2 SGML
1.3 XML
2. Gestão de conteúdos;
2.1 Conteúdo vs. Apresentação (design)
2.2 Ciclo de vida dos conteúdos
2.3 Arquitetura da informação: Metadados, ontologias/taxonomias
2.4 Reusabilidade e interoperabilidade: Serviços web
3. Sistemas de gestão de conteúdos.
3.1 Infraestrutura
3.2 Controlo de acesso
3.3 Pesquisa
3.4 Workflows.
4. Sistemas de gestão da aprendizagem
4.1 Atividades de aprendizagem
4.2 Mecanismos de comunicação
4.3 Dispositivos de avaliação

- Boiko, Bob (2001). Content Management Bible, John Wiley & Sons.
- Welles, Martin (2007). Virtual Learning Environments: Using, Choosing and Developing your VLE, Routledge.
- Suh P., Addey D., Thiemeke D., Ellis J. (2002). Content Management Systems (Tools of the Trade).
- Rosenfeld L., Morville P. (2002). Information Architecture for the World Wide Web, O'Reilly.
- Rosenberg M. (2000). E-Learning: Strategies for Delivering Knowledge in the Digital Age, McGraw-Hill.

E-learning

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.