A presente unidade curricular visa capacitar os estudantes para funções em departamentos de gestão de recursos humanos de organizações públicas ou privadas.
Para o efeito supracitado, são abordados aspetos fulcrais da gestão de recursos humanos: o seu enquadramento (caracterização da função recursos humanos e da gestão de recursos humanos); a vertente psicossociológica da gestão de recursos humanos; a sua inserção na estratégia organizacional; análise e avaliação de funções; recrutamento e seleção; avaliação do desempenho; remuneração e benefícios complementares.
Capital Humano;
Trabalho;
Desempenho profissional
Os objetivos nesta Unidade Curricular, são os seguintes:
• Analisar a gestão de recursos humanos à luz do seu quadro legal e histórico;
• Utilizar a vertente psicossociológica na vida quotidiana das organizações;
• Inserir a gestão de recursos humanos na estratégia organizacional;
• Elaborar documentos resultantes da análise de funções;
• Recrutar e selecionar pessoas;
• Avaliar o desempenho de trabalhadores;
• Remunerar e atribuir benefícios a trabalhadores.
1 – O sistema de relações laborais português.
2 – A função recursos humanos e a gestão de recursos humanos.
3 – Motivação.
4 – Liderança e inteligência emocional.
5 – Poder, conflito e negociação.
6 – A estratégia para os recursos humanos.
7 – Análise e descrição de funções.
8 – Recrutamento, seleção, acolhimento e socialização.
9 – Remuneração e benefícios complementares.
Bibliografia obrigatória:
Lopes, A. (2012). Fundamentos de Gestão de Pessoas. Edições Sílabo.
Silva, V. P., Dicionário de Gestão de Recursos Humanos, Lisboa, Edição Sílabo.
Bibliografia adicional:
Silva, Victor Paulo Gomes (march-april 2017), “A persistência da flexibilidade laboral”, RHmagazine, volume 109, pp. 30-32.
Lira, Miguel & Silva, Victor (2015), “Motivação intrínseca vs. Motivação extrínseca: a aplicação da escala WPI no contexto do setor público português”, Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade (review of the Universidade do Estado da Bahia – Brasil), volume 5, nº 4, pp. 171-195.
E-learning.
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.
Boas competências na ótica do utilizador: Processador de texto; Internet.
Os textos base estão escritos em Português, sendo desejável que o estudante tenha domínio da língua inglesa para poder utilizar livros e textos complementares.
Bom conhecimento de Gestão é um pré-requisito para a adequada compreensão desta unidade curricular.