Gestão das Vendas no Retalho (LGVR)
Código: 61085
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: Gestão
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

Relacionar a gestão de vendas com o marketing;

Avaliar ferramentas de planeamento e previsão de vendas;

Estabelecer objetivos comerciais e orçamentação;

Definir métricas, relatórios de atividades comerciais e indicadores de desempenho de vendas;

Definir e controlar a performance das vendas;

Perceber como a utilização de novas tecnologias, ajudam a desenvolver, organizar e dinamizar os espaços de vendas a par da gestão do

espaço e do apoio ao serviço ao cliente;

Avaliação de vendas online, fidelização dos clientes e desafios colocados pelos comentários e pelas redes sociais

1. O cliente, sua avaliação e seu potencial

2. Estratégia e técnicas de vendas: a gestão por objetivos, resultados e performance comercial

3. Gestão da equipa de vendas

4. Negociação e comunicação na venda

5. Vendas online, relacionamento e redes sociais

Obrigatória:

1. Faria, S., Pereira, M.S., Lima, A., Vilela, J., & Loureiro, S. (2022). Manual de Distribuição e Gestão do Ponto de Venda. Forte da Casa: Escolar Editora.

E-learning.

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.

Boas competências informáticas na ótica do utilizador, em especial em processador de texto e internet.

A aposta em artigos científicos relacionados com o gestão de vendas no retaho ajudarão a compreender e consolidar conceitos ligados ao

negócio.

Embora muitos dos textos estejam em Português, será desejável um bom domínio da língua inglesa.