Esta unidade curricular pretende capacitar os estudantes para a realização de tarefas nas diversas áreas da vida social e académica em língua francesa graças à aquisição de saberes e saber-fazer comunicativos, linguísticos e culturais, ampliando a aprendizagem de Francês II.
Nível a atingir: A.2 (segundo o QECR para as línguas)
Desenvolvimento de competências linguísticas orais e escritas
Desenvolvimento de competências (inter)culturais
O nível a atingir no final do semestre corresponde ao nível A.2.2 (níveis definidos pelo Conselho da Europa no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas e constando do Europass).
Pretende-se que, no final desta Unidade Curricular, o/a estudante tenha adquirido as seguintes competências a nível de compreensão e produção oral e escrita:
• Ser capaz de se expressar com clareza;
• Possuir uma gama alargada de vocabulário para temáticas pessoais e gerais;
• Poder produzir um discurso seguido, claro e inteligível seguindo as normas linguísticas;
• Poder expressar-se com confiança, de forma educada e num registo de língua adequado à situação e aos interlocutores.
Conteúdos comunicacionais e linguísticos:
Os pronomes COD e COI
Os pronomes relativos
Os pronomes où e y
A expressão da quantidade
A comparação
Os superlativos
être en train de + infinitif
venir de + infinitif
La cause et le but
Os verbos pronominais passivos
As expressões temporais
Os diferentes tempos verbais: o presente, o passé composé, o futuro
Vocabulário específico
Conteúdos (inter)culturais:
No restaurante
Na cozinha
Situar-se no espaço
Expressar as suas opiniões
Expressar a falta e o excesso
Expressar a dificuldade, a necessidade e a vontade
Avaliar e estabelecer prioridades
Nomear e descrever objetos
Explicar o funcionamento de um objeto
Convencer e argumentar
Situar(-se) e planificar o futuro
Falar do passado e das suas recordações
Fazer sugestões e recomendações
Saber situar-se na sua aprendizagem
C. Flumian, J. Labascoule, P. Liria, M.R. Rodríguez, C.Royer, Nouveau Rond-Point 1, Méthode de Français, Niveau A1-A2 du CECR + CD Audio, Paris, Éditions Maison des Langues, 2011.
C. Flumian, J. Labascoule, P. Liria, M.R. Rodríguez, C.Royer, Nouveau Rond-Point 1, Cahier d'activités + CD audio, Paris, Éditions Maison des Langues, 2011
E-learning.
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final.
Pré-requisito para a matrícula são conhecimentos de Francês ao nível A1.2, de acordo com o QECR para as línguas.