Francês I é uma unidade curricular que tem como objetivo principal o aperfeiçoamento da língua, mediante a descoberta e a análise de documentos, autênticos ou outros, relativos a problemáticas da sociedade francesa e francófona contemporâneas.
Nível a atingir: A.1.2 (segundo o QECR para as línguas)
Desenvolvimento de competências linguísticas orais e escritas
Desenvolvimento de competências (inter)culturais
A unidade curricular Francês I corresponde a parte das competências do nível A1.2 (nível definido pelo Conselho da Europa no Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas e constando do Europass).
Pretende-se que, no final desta Unidade Curricular, o/a estudante tenha adquirido as seguintes competências a nível de compreensão e produção oral e escrita:
• Ser capaz de compreender as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos lhe são familiares (temas abordados no trabalho, na instituição de ensino, nos momentos de lazer, etc.);
• Ser capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse pessoal;
• Poder descrever experiências e eventos, bem como expor brevemente razões e justificações para uma opinião ou um projeto.
Conteúdos comunicacionais e linguísticos:
Descobrir a língua francesa
Apresentar-se e apresentar alguém
Cumprimentar e despedir-se
Tratar por tu ou vous
Soletrar / o alfabeto
Contar (de 0 à 20 e a partir de 20)
Fazer perguntas e saber responder
Justificar uma escolha
Pedir e dar informações pessoais
Pedir informações (meio profissional / administrativo)
Falar da sua profissão
Falar dos seus gostos pessoais
Falar do seu quotidiano
Falar da sua família
Descrever alguém ou algo
Procurar informações (escritas ou orais)
Convidar alguém
Entrevistar e ser entrevistado
Conteúdos (inter)culturais:
Nomes e apelidos franceses e francófonos
Retrato-Robô dos Franceses
Os Franceses e as novas tecnologias
As imagens e representações da França
A sociedade francesa
A França em números
A França na Europa
A França e as suas línguas
O plurilinguismo no mundo francófono
A literatura e o teatro de língua francesa
A música francesa e francófona
C. Flumian, J. Labascoule, P. Liria, M.R. Rodríguez, C.Royer, Nouveau Rond Point 1, Méthode de Français, Niveau A1-A2 du CECR + CD Audio, Paris, Éditions Maison des Langues, 2011.
C. Flumian, J. Labascoule, P. Liria, M.R. Rodríguez, C.Royer, Nouveau Rond Point 1, Cahier d'activités + CD audio, Paris, Éditions Maison des Langues, 2011.
E-learning.
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final.