Física para as Ciências Ambientais
Código: 21051
Departamento: DCET
ECTS: 6
Área científica: Física
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 26

A UC de Física para as Ciências Ambientais pretende proporcionar ao estudante a formação de base em física necessária para que este possa compreender o mundo que o rodeia, as suas partes constituintes e interacções entre elas, com especial ênfase nos fenómenos físicos relacionados com o ambiente.

1. Física
2. Mecânica
3. Energia
4. Ambiente

  1. Utilizar adequadamente a linguagem físico-matemática para estruturar e exprimir o pensamento.
  2. Aplicar conceitos, princípios e teorias físicas à resolução de situações problemáticas do mundo real.
  3. Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em conhecimento aplicável a fenómenos do dia-a-dia.
  4. Adotar estratégias científicas adequadas á resolução de problemas e à tomada de decisões.
  5. Realizar atividades de forma autónoma, responsável e criativa, em ambiente colaborativo.

Grandezas físicas e suas unidades
A Física e a representação da realidade que nos cerca. Grandezas físicas vetoriais e escalares, dimensões das grandezas. Sistemas de unidades e algarismos significativos.
 
Mecânica I: forças e movimentos
Cinemática elementar e movimento retilíneo uniforme e uniformemente variado. Movimentos a duas dimensões e suas grandezas específicas. As leis de Newton da dinâmica. Forças comuns. Aplicações das leis de Newton ao estudo de fenómenos estáticos e dinâmicos.
 
Mecânica II: energia e momento linear
As formas de energia e os teoremas de trabalho-energia. Sistemas conservativos e não conservativos. A lei da gravitação universal e as leis de Kepler das órbitas planetárias. O momento linear e sua conservação.
 
Mecânica ondulatória
O movimento harmónico simples e exemplos. Ondas mecânicas na água, em cordas e molas. Ondas sinusoidais progressivas e ondas estacionárias. Ondas sonoras, ouvido e audição. Nível de intensidade sonora e a poluição sonora.
 
Termodinâmica elementar
Calor e equivalência trabalho-calor. Absorção de calor pelos corpos e transições de fase. Mecanismos de transferência de calor.

  1. David Halliday, Robert Resnick & Jearl Walker. Fundamentos de Física (8ª edição), vols. 1 e 2. Ed. LTC - Livros Técnicos e Científicos (Rio de Janeiro, 2009). Importadora: Nova Guanabara (grupo Porto Editora). Versão original inglesa: Fundamentals of Physics, vols. 1 e 2. Ed. Wiley.
  2. Raymond Serway & John Jewett, Jr. Princípios de Física (3ª edição), vols. 1 e 2. Ed. Thomson Learning (São Paulo, 2004). Importadora: Dinternal. Versão original inglesa: Principles of Physics, vols. 1 and 2. Ed. Brooks Cole.
  3. Frederick Bueche & Eugene Hecht. Física. Ed. McGraw-Hill de Portugal (2001).

E-learning.

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.

São pré-requisitos desta Unidade Curricular conhecimentos elementares de Cálculo.