Finanças Empresariais
Código: 62072
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: Gestão
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 40

A unidade curricular relaciona as decisões de investimento numa empresa com a sua forma de financiamento, via estrutura de capital. São apresentados os principais tipos de financiamento, tanto ao nível da origem – capitais próprios e capitais alheios – como ao nível da sua duração – médio e longo prazo e curto prazo – com as respetivas implicações quanto ao custo. São ainda apresentados os fundamentos de avaliação de ativos financeiros e de gestão de carteiras.

Fontes de Financiamento
Estrutura de Capitais
Avaliação de Empresas
Gestão de Carteiras

Após a conclusão da unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de: (i) conhecer e aplicar os principais métodos de avaliação de empresas; (ii) identificar as diferentes formas de financiamento e determinar o custo dos capitais próprios e dos capitais alheios; (iii) utilizar e justificar as opções de gestão financeira de curto prazo com identificação das respetivas origens e aplicações; (iv) analisar os efeitos da diversificação sobre o risco dos ativos financeiros; (v) conhecer as suas principais teorias de avaliação.

1.    Avaliação de empresas  
2.    Estrutura de capital e política de dividendos
3.    Fontes de financiamento de longo prazo
4.    Gestão financeira de curto prazo
5.    Teoria da gestão de carteiras

 

Obrigatória
•    Ross, S., Westerfield, R.W. e J. Jaffe, Corporate Finance, McGraw-Hill, 11th edition, 2016.
•    Brealey, R., Myers,S. e F. Allen, Princípios de Finanças Empresariais, McGraw-Hill, 2015.
 
Adicional
•    Gomes Mota, A., Barroso, C. S., Nunes, J. P. e M. A. Ferreira, Finanças da Empresa – Teoria e Prática, Sílabo, 2015.
•    Elton, E., Gruber, M., Brown, S. e W. Goetzmann, Modern Portfolio Theory and Investment Analysis, John Wiley & Sons, Inc., 9th edition, 2014.

 

E-learning

A metodologia fundamenta-se no modelo pedagógico da UAb para cursos do 2.º ciclo, onde existem momentos de estudo independente nos quais o estudante faz um estudo e reflexão individual sobre as diversas temáticas, e momentos de aprendizagem colaborativa dos quais se espera discussão dos temas em debate e resolução com os colegas de tarefas específicas. A metodologia apoia-se na realização de atividades, visando desenvolver os conhecimentos teóricos e demonstrar a sua aplicação prática no mundo empresarial. A avaliação tem duas componentes: avaliação contínua, com ponderação de 60% e consubstancia-se na elaboração, individual e coletiva, de relatórios e participação em fóruns; e avaliação sumativa final, com ponderação de 40% e consubstancia-se num trabalho individual sobre parte do conteúdo da unidade curricular.

A capacidade de ler em língua inglesa constitui requisito essencial desta unidade curricular.