Código: 42102
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: Estudos Artísticos e Estudos Literários
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 24

A unidade curricular visa oferecer um campo alargado de reflexão e discussão em torno da área temática - As Mulheres e a Produção Cul-tural e Artística - tendo como horizonte de re-ferência os domínios da Literatura e da Publi-cidade.
Num primeiro momento equaciona-se o contri-buto da crítica feminista para uma nova com-preensão da cultura, a partir da análise de al-guns textos teóricos fundamentais. Num se-gundo momento, analisam-se as representa-ções da autoria feminina ao longo da história literária. Num terceiro momento, equaciona-se e analisa-se a questão das representações de género no discurso publicitário da atualidade.
 

Espera-se que cada mestrando/a percorra um caminho de construção progressiva de conhe-cimento que lhe permita problematizar alguns aspetos da interligação entre género, sexo e produção cultural e artística e obtenha uma perspetiva crítica que lhe permita ler/interpretar um artefacto artístico, partindo da noção de género como categoria estrutu-rante.
 

1. Abordagens feministas aos domínios da produção cultural e artística: esboço de uma problemática.
2. A questão da autoria feminina na história da Literatura e da Arte.
3. Representações do feminino e sua problematização
a) na Literatura;
b) no discurso  publicitário.
 

BETTERTON, Rosemary, (ed.), Looking On, Images of Femininity in the Visual Arts and the Media, Londres, Pandora, 1987.
COUTO, Anabela Galhardo; Catarina Edfeldt, Mulheres que Lêem, Muheres que Escrevem, Lisboa, 101Noites, 2008.
 LISPECTOR, Clarice, A descoberta do Mundo, Lisboa, Indícios de Oiro, 2004.
BARRENO, Maria Isabel; Maria Teresa Horta, Maria Velho da Costa, Novas Cartas Portuguesas, 1ª edição anotada, Lisboa, Dom Quixote, 2010.
WOOLF, Virginia, Um Quarto que seja seu, Lisboa, Vega, 1996.
Nota: Bibliografia e recursos áudio e vídeo complementares serão disponibilizados na turma virtual.
 

E-learning

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.

A frequência desta unidade curricular exige conhecimentos da língua inglesa, capazes de permitir a leitura e interpretação de textos.