Esta unidade curricular visa enquadrar a ética aplicada no âmbito da engenharia informática. Saber identificar e aplicar aspetos da ética computacional, analisar esses problemas no âmbito da engenharia informática, bem como, identificar, analisar e aplicar o código de ética deontológica da ACM/IEEE e da Ordem do Engenheiros, são alguns dos objetivos desta unidade curricular.
Ética
Prática de Engenharia
Código de ética Ordem dos Engenheiros
Esta Unidade Curricular (UC) está a desenvolver as competências C1, C6, C7, C8 e C9 do perfil de conclusão do curso proposto para os estudantes de Engenharia Informática:
Neste âmbito, ao longo da UC vamos trabalhar competências específicas alinhadas com C1, C6, C7, C8 e C9:
Ética e Economia de Mercado;
Responsabilidade e deontologia profissional do engenheiro;
Códigos empresariais de ética e de conduta – Norma Portuguesa NP 4460-1:2007, ACM/IEEE, Ordem do Engenheiros Portugueses
Atos de Engenharia Informática.
Tavani, H., College, R., Ethics and Technology: Ethical Issues in an Age of Information and Communication Technology, 2007, ISBN: 978-0-471-99803-7.
Bynum, T., Rogerson, S., Computer Ethics and Professional Responsibility: Introductory Text and Readings, Blackwell Publishing, 2003, ISBN: 1855548453.
ACM/IEEE Code of Ethics, http://www.sei.cmu.edu
Código Deontológico da Ordem dos Engenheiros, http://www.ordemengenheiros.pt
Todas as atividades de ensino e de aprendizagem nesta unidade curricular são realizadas em regime online, em ambiente de classe virtual, valorizando-se as formas de comunicação assíncronas.
Pressupõe-se assim uma componente de aprendizagem independente e outra de aprendizagem colaborativa, o que implica um percurso de trabalho a realizar por parte dos estudantes, com base nos materiais disponibilizados e na organização e planeamento de espaços temporais de interações diversificadas, entre o grupo geral de estudantes (turma) e entre estudantes e o professor.
A avaliação nesta unidade curricular pode ser realizada na modalidade de Avaliação Contínua ( realização de atividades específicas para cada modulo) ou na modalidade Exame, apenas na época de recurso.