Esta unidade curricular pretende fornecer o quadro teórico sobre os temas associados ao empreendedorismo, nomeadamente, no que concerne às diferentes definições deste tópico e os conceitos relacionados com empreendedor e seu perfil. Para além disso, serão ainda discutidos os ambientes que favorecem o empreendedorismo e a sua relação com o desenvolvimento económico. Considerando que o empreendedorismo se pode desenvolver em diferentes cenários, será dado ênfase ao empreendedorismo social e ao empreendedorismo corporativo. Por último, analisar-se-á o processo empreendedor e as estratégias que viabilizam o crescimento e consolidação de um negócio, bem como as estratégias de saída.
Empreendedorismo
Empreendedor
Processo empreendedor
• Capacidade para identificar as variáveis que favorecem a criação de um ecossistema empreendedor
• Capacidade para identificar diferentes tipos de empreendedorismo.
• Capacidade para compreender as fases do processo empreendedor.
• Capacidade para identificar estratégias de crescimento e de consolidação de negócios.
O programa da disciplina está dividido em oito partes e respetivos sub-pontos:
Parte 1. Uma perspetiva global sobre empreendedorismo
Parte 2. O papel do empreendedor
Parte 3. Ambientes que favorecem o empreendedorismo e o desenvolvimento económico
Parte 4. Empreendedorismo Social
Parte 5. Empreendedorismo Corporativo
Parte 6. Processo empreendedor
Parte 7. Estratégias empreendedoras
Parte 8 . Estratégias de crescimento e de consolidação do negócio e de saída
• Obrigatória
Carvalho, L.; Costa, T.(2015) “Empreendedorismo. Uma visão glbal e integradora” Edições Sílabo
• Complementar
Sarkar, S. (2014) “Empreendedorismo e Inovação”. (3ª Edição). Escolar Editora
Hisrich, P.; Peters, M.P; Shepherd, S. A. (2011)
“Entrepreneurship” 8th edition, McGraw-Hill Education
• Será ainda disponibilizado material de apoio pela docente
E-learning
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.