Educação para o Empreendedorismo
Código: 62124
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: Ciências Sociais e do Comportamento
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 40

Nesta unidade curricular os estudantes vão obter conhecimentos sobre a relevância da educação para o empreendedorismo no contexto socioeducativo, assim como os principais conceitos da educação empreendedora e da cultura empreendedora. Os objetivos definidos serão alcançados com base numa aprendizagem colaborativa baseada na interação entre estudante-estudante, estudante-professor e estudante-conteúdos; numa aprendizagem flexível em termo de tempo e espaço, numa aprendizagem também individual e autónoma e mediada por tecnologias e plataformas digitais. A metodologia de trabalho apoia-se na realização de e-atividades que serão determinantes para o alcance dos objetivos e do sucesso educativo.

Empreendedorismo

Educação

Métodos

Competências

Comportamentos

  • Descrever as principais características do contexto socioeducativo que justificam a educação para o empreendedorismo;
  • Considerar criticamente os indicadores que revelam a relevância do empreendedorismo;
  • Identificar os conceitos, os objetivos e as áreas da educação empreendedora;
  • Identificar os comportamentos, valores e emoções que caracterizam uma cultura empreendedora.

  1. Introdução à educação para o empreendedorismo
  2. Comunidades educativas empreendedoras
  3. Pedagogia Empreendedora
  4. Cultura empreendedora

Bibliografia obrigatória:

European Commission. (2016). Entrepreneurship Education at School in Europe. Eurydice Report. Publications Office of the European Union.

Fayolle, A., Kariv, D., & Matlay, H. (2019). The Role and Impact of Entrepreneurship Education: Methods, Teachers and Innovative Programmes. Edward Elgar.

Jardim, J. (2021). Empreende - Manual Global de Educação para o Empreendedorismo. Mais Leituras.

Jardim, J. (2022). 365+ Dicionário de Empreendedorismo. Mais Leituras.

Jardim, J., Bártolo, A., & Pinho, A. (2021). Towards a global entrepreneurial culture: a systematic review of the effectiveness of entrepreneurship education programs. Education Sciences;(May):1–22

Jardim, J., & Franco, J. E. (2019). Empreendipédia - Dicionário de Educação para o Empreendedorismo. Gradiva.

Ndidiamaka, E. C., Charity, E., James, A., Benedict, I., Lawrence, O., & Fabian, U. (2019). Economic globalisation and entrepreneurship development in an emerging economy. Academy of Entrepreneurship Journal, 25(3), 1–11.

E-learning

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.