Os principais objetivos da UC de “Educação para a Sustentabilidade” relacionam-se com a apresentação e discussão:
i) dos principais conceitos associados ao desenvolvimento sustentável e educação para o desenvolvimento sustentável;
ii) das principais políticas, programas e estratégias de educação para o desenvolvimento sustentável;
iii) das principais práticas de educação para a sustentabilidade;
iv) das principais diretrizes para desenvolver um projeto de educação para a sustentabilidade
Desenvolvimento Sustentável
Desafios Ambientais e as Soluções da Sustentabilidade
Cidadania Participativa Ambiental
Educação para a Sustentabilidade
Pretende-se que, no final desta Unidade Curricular, o estudante seja capaz de:
i) compartilhar, confrontar e desenvolver conhecimentos relacionados com os conceitos de educação para o desenvolvimento sustentável e perceber a sua abordagem holística;
ii) conhecer e explorar as políticas, estratégias, planos e programas e de educação para o desenvolvimento sustentável, a nível nacional, europeu e internacional e relacioná-los com a sua aplicação prática;
iii) propor e desenvolver as diferentes práticas de educação para o desenvolvimento sustentável aplicáveis a qualquer nível de ensino/formação (formal ou não formal) e organização;
iv) Elaborar propostas de intervenção/projetos de educação para a sustentabilidade.
Principais conceitos Desenvolvimento Sustentável, Educação Ambiental, Educação para a Sustentabilidade e Ciência para a Sustentabilidade.
Principais políticas, estratégias, planos e programas de desenvolvimento sustentável e educação para o desenvolvimento sustentável.
Práticas e técnicas na educação para a sustentabilidade.
APA (2016). Caminho para uma Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020. Agência Portuguesa do Ambiente.
CARRAPETO, C.(Coord.); LOURO, F. A. e CAEIRO, S. (1999). Educação Ambiental. Universidade Aberta, Lisboa. Cap. 2. 62 - 91 pp.
Comissão Nacional UNESCO (2006). Década de Educação para o Desenvolvimento Sustentável da UNESCO 2005 – 2014 – contributos para a sua dinamização em Portugal. Lisboa. Grupo de Trabalho da Comissão da Nacional UNESCO.
IPAD (2010). Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento . Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD). Disponível em http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ficheiros/estrategia_nacional_educao_desenvolvimento.pdf
Freitas, M. (2006). Educação Ambiental E/Ou Educação Para O Desenvolvimento Sustentável? Uma Análise Centrada Na Realidade Portuguesa. Revista Iberoamericana De Educación. 41, 133-147.
ME (2017). Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Ministério da Educação. Direção Geral da Educação. Disponível em http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ECidadania/Educacao_Ambiental/documentos/reas_consulta_publica.pdf. Acedido em 6/7/2017.
Simão, J. (2017) Desenvolvimento Sustentável: conceitos. Recurso pedagógico. Universidade Aberta.
Soromenho-Marques, V. (2005). Política Internacional de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Balanço e Perspectivas. Metamorfoses. Entre o Colapso e o Desenvolvimento Sustentável, Mem Martins, Publicações Europa-América, 2005, pp. 37-62.
A metodologia a adoptar assenta em dois vectores fundamentais: estudo individual e o trabalho colaborativo.
O estudo individual pressupõe que o estudante leia os materiais que são disponibilizados, tomando nota dos aspectos que se lhe afiguram menos conhecidos, procurando colocá-los em confronto com os seus conhecimentos anteriores, distinguindo aspectos essenciais de aspectos acessórios, numa perspectiva de apreciação crítica e construtiva de conhecimentos, organizando e elaborando sínteses pessoais.
O trabalho individual deverá fornecer a base para a sua participação nas discussões – “Fóruns”, de natureza assíncrona, sejam elas com o objectivo do estudo com os Colegas(Fóruns de Alunos), da Clarificação de Dúvidas (Fórum moderado pelos Professores), ou numa perspectiva de reflexão partilhada de pontos de vista, conducente a um aprofundamento dos temas de estudo. A calendarização dos fóruns, bem como um sumário dos seus objectivos, encontra-se no Plano de Trabalho ). Informações mais detalhadas, incluindo regras de participação nos fóruns, serão fornecidas aquando da abertura e funcionamento de cada um dos fóruns, na plataforma.
O trabalho do estudante é acompanhado, ainda, por um Plano de Actividades Formativas (PAF), cuja função é o apoio ao processo de auto-aprendizagem das diversas temáticas da unidade curricular. O PAF é composto por quatro actividades formativas (AFs), cada uma das quais se refere a um tema da unidade curricular. A calendarização da realização de cada AF encontra-se descriminada no Plano de Trabalho.
Este trabalho, fazendo convergir estudo individual e trabalho colaborativo ocupará as 15 semanas lectivas do semestre. As leituras, as discussões e outras actividades descritas atrás, serão orientadas a partir de questões, pequenos textos e de indicações de leitura colocadas pelos professores na plataforma ao longo do semestre. As indicações para leituras e actividades para cada um dos temas terão, em geral, início às segundas-feiras, e de acordo com o calendário previsto.
Ao longo desta UC poderá obter bonus e medalhas consoante o cumprimentos de várias tarefas.
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.