Educação para a Sustentabilidade
Código: 21170
Departamento: DCET
ECTS: 6
Área científica: Ciências e Tecnologias Ambientais
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 26

Os principais objetivos da UC de “Educação para a Sustentabilidade” relacionam-se com a apresentação e discussão: 

i) dos principais conceitos associados ao desenvolvimento sustentável e educação para o desenvolvimento sustentável; 

ii) das principais políticas, programas e estratégias de educação para o desenvolvimento sustentável; 

iii) das principais práticas de educação para a sustentabilidade; 

iv) das principais diretrizes para desenvolver um projeto de educação para a sustentabilidade

Desenvolvimento Sustentável
Desafios Ambientais e as Soluções da Sustentabilidade
Cidadania Participativa Ambiental
Educação para a Sustentabilidade

Pretende-se que, no final desta Unidade Curricular, o estudante seja capaz de:

 i) compartilhar, confrontar e desenvolver conhecimentos relacionados com os conceitos de educação para o desenvolvimento sustentável e perceber a sua abordagem holística;

ii) conhecer e explorar as políticas, estratégias, planos e programas e de educação para o desenvolvimento sustentável, a nível nacional, europeu e internacional e relacioná-los com a sua aplicação prática;

iii) propor e desenvolver as diferentes práticas de educação para o desenvolvimento sustentável aplicáveis a qualquer nível de ensino/formação (formal ou não formal) e organização; 

iv) Elaborar propostas de intervenção/projetos de educação para a sustentabilidade.

Principais conceitos Desenvolvimento Sustentável, Educação Ambiental, Educação para a Sustentabilidade e Ciência para a Sustentabilidade.

Principais políticas, estratégias, planos e programas de desenvolvimento sustentável e educação para o desenvolvimento sustentável.

Práticas e técnicas na educação para a sustentabilidade.



APA (2016). Caminho para uma Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020. Agência Portuguesa do Ambiente.

Bianchi, G., Pisiotis, U. and Cabrera Giraldez, M., GreenComp The European sustainability competence framework, Punie, Y. and Bacigalupo, M. editor(s), EUR 30955 EN, Publications Office of the European Union, Luxembourg, 2022, ISBN 978-92-76-46485-3, doi:10.2760/13286, JRC128040.

CARRAPETO, C.(Coord.); LOURO, F. A. e CAEIRO, S. (1999). Educação Ambiental. Universidade Aberta, Lisboa. Cap. 2. 62 - 91 pp.

Comissão Nacional UNESCO (2006). Década de Educação para  o Desenvolvimento Sustentável da UNESCO 2005 – 2014 – contributos para a sua dinamização em Portugal. Lisboa. Grupo de Trabalho da Comissão da Nacional UNESCO.

IPAD (2010). Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento . Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD). Disponível em http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ficheiros/estrategia_nacional_educao_desenvolvimento.pdf

Freitas, M. (2006). Educação Ambiental E/Ou Educação Para O Desenvolvimento Sustentável? Uma Análise Centrada Na Realidade Portuguesa. Revista Iberoamericana De Educación. 41, 133-147.

ME (2017). Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Ministério da Educação. Direção Geral da Educação. Disponível em http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ECidadania/Educacao_Ambiental/documentos/reas_consulta_publica.pdf. Acedido em 6/7/2017.

Simão, J. (2017) Desenvolvimento Sustentável: conceitos. Recurso pedagógico. Universidade Aberta.

Soromenho-Marques, V. (2005). Política Internacional de Ambiente e  Desenvolvimento Sustentável. Balanço e Perspectivas. Metamorfoses. Entre o Colapso e o Desenvolvimento Sustentável, Mem Martins, Publicações Europa-América, 2005, pp. 37-62.

A metodologia a adoptar assenta em dois vectores fundamentais: estudo individual e o trabalho colaborativo. 

O estudo individual pressupõe que o estudante leia os materiais que são disponibilizados, tomando nota dos aspectos que se lhe afiguram menos conhecidos, procurando colocá-los em confronto com os seus conhecimentos anteriores, distinguindo aspectos essenciais de aspectos acessórios, numa perspectiva de apreciação crítica e construtiva de conhecimentos, organizando e elaborando sínteses pessoais. 

O trabalho individual deverá fornecer a base para a sua participação nas discussões – “Fóruns”, de natureza assíncrona, sejam elas com o objectivo do estudo com os Colegas(Fóruns de Alunos), da Clarificação de Dúvidas (Fórum moderado pelos Professores), ou numa perspectiva de reflexão partilhada de pontos de vista, conducente a um aprofundamento dos temas de estudo. A calendarização dos fóruns, bem como um sumário dos seus objectivos, encontra-se no Plano de Trabalho ). Informações mais detalhadas, incluindo regras de participação nos fóruns, serão fornecidas aquando da abertura e funcionamento de cada um dos fóruns, na plataforma. 

O trabalho do estudante é acompanhado, ainda, por um Plano de Actividades Formativas (PAF), cuja função é o apoio ao processo de auto-aprendizagem das diversas temáticas da unidade curricular. O PAF é composto por quatro actividades formativas (AFs), cada uma das quais se refere a um tema da unidade curricular. A calendarização da realização de cada AF encontra-se descriminada no Plano de Trabalho. 

Este trabalho, fazendo convergir estudo individual e trabalho colaborativo ocupará as 15 semanas lectivas do semestre. As leituras, as discussões e outras actividades descritas atrás, serão orientadas a partir de questões, pequenos textos e de indicações de leitura colocadas pelos professores na plataforma ao longo do semestre. As indicações para leituras e actividades para cada um dos temas terão, em geral, início às segundas-feiras, e de acordo com o calendário previsto.

Ao longo desta UC poderá obter bonus e medalhas consoante o cumprimentos de várias tarefas. 

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.