Educação Digital para o Empreendedorismo
Código: 62126
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: Ciências Empresariais
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 40

O estudo dos paradigmas emergentes de educação digital facilitam a compreensão, investigação e atuação ao nível do empreendedorismo. Esta unidade curricular permitirá o estudo sobre os ecossistemas e ambientes digitais de aprendizagem, as plataformas e tecnologias digitais online.

Educação digital

Ferramentas

Competências tecnológicas

E-learning

Recursos digitais

  • Adquirir uma perspetiva geral das tendências educativas contemporâneas enriquecidas e mediadas pelo digital e os principais paradigmas emergentes;
  • Conhecer e compreender o paradigma da educação digital relacionando-o com o desenvolvimento de competências- chave para o Século XXI, como o empreendedorismo;
  • Compreender a importância dos ecossistemas digitais em rede como espaços onde coabitam diferentes espécies (humana e digital) e como ambientes virtuais promotores de competências empreendedoras;
  • Pesquisar e explorar um conjunto de tecnologias que permitam criar ambientes digitais de aprendizagem para o desenvolvimento de competências empreendedoras.

  1. Educação digital, paradigmas emergentes e empreendedorismo
  2. Ecossistemas e ambientes digitais de aprendizagem para cidadãos empreendedores
  3. Plataformas e tecnologias digitais online

Bibliografia obrigatória:

Alves, L., & Moreira, J. A. (orgs.) (2017). Tecnologias & Aprendizagens. Delineando Novos Espaços de Interação. Salvador: EDUFBA.

Digitalecosystem. The Information Resource about the European approach on Digital Business Ecosystems, 2007. Disponível a partir de: http://www.digital-ecosystems.org/

Herrington, J., Reeves, T., & Oliver, R. (2010). A Guide to Authentic e-learning. Nueva York: Routledge. https://doi.org/10.4324/9780203864265

Monteiro, A., Moreira, J.A., & Lencastre, J.A. (Orgs.) (2015). Blended (e)Learning na Sociedade Digital. Coleção de Estudos Pedagógicos, 5, WhiteBooks: Santo Tirso.

Moreira, J. A. & Monteiro, A. (2012). Ensinar e Aprender Online com Tecnologias Digitais: Abordagens Teóricas e Metodológicas. Porto: Porto Editora.

E-learning

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.