Economia da Educação
Código: 62128
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: Ciências Empresariais
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 40

Esta unidade curricular visa a aprendizagem da base teórico-concetual e da interdisciplinaridade associada à economia da educação com os objetivos de desenvolver a compreensão, com base na reflexão crítica, da forma como a teoria económica é útil para o estudo da realidade educativa, e dinamizar a capacidade de construção de novos conhecimentos avançados com base na Economia da Educação. Pretende também desenvolver a capacidade de tirar partido dos conhecimentos adquiridos para desenvolver programas educativos promotores das competências empreendedoras.

 

Economia

Educação

Políticas públicas

Investimento

Eficiência

 

  • Aprendizagem dos conceitos e teorias de base da Economia da Educação;
  • Apreensão da interdisciplinaridade existente na Economia Comportamental da educação com integração de contribuições da Psicologia, Sociologia e Neurociências;
  • Compreensão, com base na reflexão crítica, da forma como a teoria económica é útil para o estudo da realidade educativa;
  • Capacidade de construção de novos conhecimentos avançados com base na Economia da Educação;
  • Capacidade de tirar partido dos conhecimentos adquiridos para desenvolver programas educativos promotores das competências empreendedoras.

  1. Conceitos e teorias de base da Economia da Educação
  2. Ambiente sociofamiliar, soft skills e influência no desempenho educacional
  3. Barreiras em considerar a educação como investimento
  4. Potenciais oportunidades de melhoria no domínio da educação
  5. Políticas e programas de educação para o empreendedorismo para lidar com barreiras comportamentais

Bibliografia obrigatória:

Akerlof, G. A. & Kranton, R. E. (2002). Identity and schooling: some lessons for the economics of education. Journal of Economic Literature, XL, 1167-1201.

Carrasqueira, H. (2016). Economia e Educação. Working Paper. Faro: Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo.

Johnes, G. & Johnes, J. (Org.) (2004). International Handbook on the Economics of Education. Northanptom: Edward Elger Publishing Ltd.

Koch, A. et al. (2015). Behavioral economics of education. Journal of Economic Behavior & Organization, 115, 3-17.

Lavecchia, A M. et al. (2014). Behavioral Economics of Education: Progress and Possibilities. Working Paper. Cambridge: National Bureau of Economic Research.

Lopes, M. C. (2010). Economia da Educação e Formação. Lisboa: Angelus Novus.

Pereira, P. T. & Martins, P. S. (2002). Is there a return-risk link in Education?. Economic Letters, 75, 31-37.

E-learning

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.