Com esta unidade curricular pretende-se enquadrar o papel da Demografia nas Ciências Sociais, utilizar os principais instrumentos de recolha e tratamento de dados respeitantes à população, analisar e compreender a situação demográfica em Portugal e a nível mundial.
O estudo da Demografia insere-se num contexto mais vasto - o das ciências sociais – considerando-se uma ciência autónoma, diferente da sociologia ou da economia e exige que à partida haja uma clarificação dos principais conceitos. No entanto, sabemos que não é possível traçar fronteiras entre as diversas ciências sociais. A Demografia aparece-nos como uma resposta científica a um conjunto de questões relacionadas com a descrição da população humana. Para além disso, a Demografia estuda aspetos relacionados com o ordenamento espacial da população, a alteração de estruturas familiares, as consequências do envelhecimento demográfico nos sistemas de segurança social, a composição da população ativa e as necessidades e a localização de equipamentos sociais.
Como qualquer fenómeno social, o estudo da Demografia é de grande complexidade estando associado com múltiplos fenómenos sociais que vão desde a saúde, à política, à cultura, aos aspetos económicos ou a educação. A Demografia, enquanto ciência que tem por objeto de estudo a população humana, assume por isso, um papel fundamental nas ciências sociais
Demografia
População
Mortalidade
Natalidade, Fecundidade
Bäckström, B., De Sousa, F, Dias, H, Baptista I. (2025) Demografia, Lisboa. Universidade Aberta (Encontra-se disponível na turma virtual) Bandeira, M. L. (2004). Demografia. Objeto, Teorias e Métodos. Escolar Editora. Grupo de Foz (Org.). (2021). Métodos Demográficos. Uma Visão Desde os Países de Língua Portuguesa. Bluche
http://pdf.blucher.com.br.s3-sa-east-1.amazonaws.com/openaccess/9786555500837/completo.pdf Lundquist, J., Anderton, D. L., & Yaukey, D. (2015). DEMOGRAPHY. The Study of Human Population (Fourth Edition). Waveland. Nazareth, J. M. (2004). Demografia – A Ciência da População. Editorial Presença. Poston, D., & Bouvier, L. (2017). Population and Society: An Introduction to Demography. Cambridge University Press. Outros recursos disponibilizados na turma virtua
E-learning.
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.
O aluno deverá fazer os exercícios práticos resolvidos do livro adoptado e os testes formativos.
Deve entrar na unidade curricular em http://www.moodle.univ-ab.pt/moodle/.