Cultura Empreendedora, Ética e Cidadania Global
Código: 62130
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: Ciências Sociais e do Comportamento
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 40

Sendo a cidadania global uma temática transversal a este mestrado, esta unidade curricular interliga os conceitos de cultura, ética e cidadania, possibilitando o estudo das políticas globais de inovação, das abordagens nacionais e internacionais da cultura empreendedora. Também será abordado o impacto da cidadania global na definição e promoção dos direitos humanos na sociedade digital.

Cultura empreendedora

Ética

Cidadania

Responsabilidade social

Sustentabilidade

  • Conhecer as políticas globais de inovação promovidas pelos principais organismos internacionais;
  • Discutir criticamente as diferentes abordagens da cultura empreendedora;
  • Compreender a inter-relação entre a cultura nacional e as tendências mundiais em relação ao empreendedorismo;
  • Analisar o impacto da cidadania global na definição e promoção dos direitos humanos na sociedade digital.

  1. Políticas globais de inovação
  2. Perspetivas nacionais e internacionais sobre a cultura empreendedora
  3. Cidadania Global e Direitos Humanos

Bibliografia obrigatória:

Davies, I., Evans, M., & Reid, A. (2005). Globalising citizenship education? A critique of “global education” and“citizenship education.” British Journal of Educational Studies, 53(1), 66–89. https://doi.org/10.1111/j.1467-8527.2005.00284.x

Davies, I., Ho, L. C., Kiwan, D., Peck, C. L., Peterson, A., Sant, E., & Waghid, Y. (2018). The Palgrave Handbook of GlobalCitizenship and Education. Palgrave Macmillan UK. https://doi.org/10.1057/978-1-137-59733-5

Franco, J. E. (2020). Europa ao Espelho de Portugal: Ideia(s) de Europa na cultura portuguesa. Temas e Debates.

Gabrielsson, M., Gabrielsson, P., & Dimitratos, P. (2014). International Entrepreneurial Culture and Growth ofInternational New Ventures. Management International Review, 54(4), 445–471. https://doi.org/10.1007/s11575-014-0213-8

UNESCO Brasil. (2015). Educação para a cidadania global: Preparando alunos para os desafios do século XXI.Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

E-learning

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.