Cultura e Mitologias na Antiguidade
Código: 31014
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: História – História Antiga
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

Ao dominar e caracterizar a(s) religião(ões) antiga(s), a mitologia é um vector fundamental para a apreensão das dimensões cultural e religiosa das civilizações antigas e, a partir dessa apreensão, para a compreensão dos modelos e dos estilos de vida encetados, praticados e desenvolvidos por essas sociedades e culturas.
Nesta unidade curricular procura-se, justamente, compreender as principais características da cultura na Antiguidade, considerando os casos das sociedades egípcia, mesopotâmica e hebraica, tendo como eixo central de reflexão, independentemente das suas funções e definições, os seus mitos e as categorias do seu pensamento mítico-religioso.

Mito
Cultura
Pensamento mítico-religioso
Antiguidade pré-classica

• Compreensão crítica do passado (Época Antiga) através do estudo das suas manifestações culturais e religiosas.
• Capacidade de organização clara da expressão escrita.

I. Introdução - Cultura e Mito
II. Cultura e Mitologia na Mesopotâmia
III. Cultura e Mitologia no Egipto
IV. Cultura e Mitologia na Palestina

Eliade, Mircea, Tratado de História das Religiões, Lisboa, Edições Cosmos, 1970.
Eliade, Mircea, História das Ideias e Crenças Religiosas - I Volume. Da Idade da Pedra aos Mistérios de Elêusis, Lisboa, Rés Editora, s.d.
Guirand, Félix (dir.), História das Religiões I, Lisboa, Edições 70, 2006.
Tavares, António Augusto, Civilizações Pré-Clássicas, Lisboa, Universidade Aberta, 1995.
Biblia Sagrada (uma qualquer tradução).

E-learning.

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.

Os estudantes têm de ter acesso a um computador com ligação à Internet, ter um endereço de correio electrónico e, desejavelmente, possuir literacia informática na perspetiva do utilizador.