Casos de Gestão (LGVR)
Código: 61094
Departamento: DCSG
ECTS: 12
Área científica: Gestão
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

 Nesta unidade curricular pretende-se consolidar os conhecimentos adquiridos ao longo deste curso na base da análise de situações práticas/reais. Através deste tipo de análise pretende-se que os estudantes demonstrem o adequado conhecimento das diversas matérias de gestão: desde gestão de recursos humanos/constituição de equipas, à estratégia, marketing e desenvolvimento de modelos de negócio. Os métodos pedagógicos privilegiam os soft skills.

Situações Práticas de Gestão

Soft Skills para a Gestão

Interligação Problemas de Gestão

Desenvolver a capacidade de análise de situações complexas da Gestão

Aumentar a capacidade de participação em discussões multidisciplinares de grupo, na análise de problemas complexos da Gestão;

Desenvolver capacidade de comunicação;

Desenvolver capacidade analítica e de resolução de problemas;

Evidenciar conhecimentos das diferentes áreas funcionais da Gestão, sendo capaz de integrar ideias e áreas diferenciadas para melhor

proposta de soluções

A partir da análise de casos concretos, os estudantes são estimulados a pensar nas diferentes etapas de desenvolvimento dos processos

de gestão, e a desenvolver pensamento crítico sobre diferentes aspetos como sejam:

 • Da ideia ao negócio.

• Modelo de Negócio: conceitos e casos.

• Proposta de Valor.

• Plano de Negócio

1. Lele, Upendra. (2012). RETAIL MANAGEMENT CASE STUDY: SUVIDHA RETAIL.

2. Nair, Suja. (2022). Retail Management Text & Cases (2nd Revised Edition).

3. Anand Thakur (Ed), Retail Management – DMGT550, EXCEL Books Private Limited, LPU University – New Delhi.

4. Zentes, Joachim; Morschett, Dirk and Schramm-Klein, Hanna (2017), Strategic Retail Management, Text and

International Cases, 3rd Edition, Springer, Gabler, ISBN 978-3-658-10182-4 Hanna Schramm-Klein Universität Siegen

Siegen, Germany ISBN 978-3-658-10183-1 (eBook) DOI 10.1007/978-3-658-10183-1 Springer Gabler.

 

E-learning.

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.

Esta UC assume um caráter eminentemente prático, numa lógica de projeto, e integradora, na medida em que vai usar conhecimentos

adquiridos noutras UCs, das mais variadas áreas deste curso. Iniciando-se com uma abordagem teórica à metodologia do estudo de caso,

a UC desenvolve-se a partir do uso de casos práticos internacionais disponíveis a nível internacional, mas também, de acordo com o

acordado com o parceiro MC SONAE, os estudantes podem trazer situações concretas dos seus locais de trabalho e, em harmonia com os

responsáveis do grupo, trabalharem em contexto académico, situações que, recorrendo à interdisciplinaridade, possam ajudar a contribuir

com soluções criativas para as soluções pretendidas