O seminário visa divulgar e analisar os meios e instrumentos disponíveis para avaliar o progresso e a proficiência em língua inglesa, e de levar os estudantes a compreender a teoria para sustentar as escolhas quando selecionam métodos avaliativos, elaboram os seus próprios instrumentos ou adotam uma abordagem de avaliação orientada para a aprendizagem. O QECRL está atualmente subjacente a ELT. Assim, os professores devem estar cientes do seu alcance e das suas limitações. Projetos de investigação como o 'English Profile' também são importantes porque podem ter um impacte na elaboração de programas e, consequentemente, na avaliação. O terceiro vetor, que se centra nos materiais didáticos, é de natureza prática mas fundamentado teoricamente. Os professores têm de saber analisar e avaliar os materiais didáticos e decidir criteriosamente sobre as suas escolhas bem como saber elaborar materiais para o seu próprio uso/contexto.
No final do seminário o aluno deverá:
a) compreender e saber discutir e defender os princípios teóricos subjacentes à avaliação;
b) saber elaborar e utilizar uma variedade de modelos e instrumentos de avaliação;
c) compreender os conceitos subjacentes à avaliação orientada para a aprendizagem (LoA);
d) saber implementar uma abordagem de LoA;
e) estar familiarizado com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECRL), o projeto 'English Profile' e o Portfólio Europeu de Línguas;
f) ter desenvolvido a capacidade de analisar as características básicas de manuais didáticos (incluindo vantagens e desvantagens);
g) ter desenvolvido a capacidade de analisar e discutir a seleção, adaptação e rejeição de manuais didáticos publicados em Portugal;
h) ter desenvolvido a capacidade de produzir materiais suplementares com características específicas (nível, faixa etária, finalidade, etc).
Avaliação:
- Questões éticas; teorias de avaliação
- Modelos, instrumentos e técnicas de avaliação
- Elaboração e análise crítica de testes
- Avaliação das competências de escrever e da oralidade
- Auto-avaliação e autonomia; monitorização do progresso do aluno
- Avaliação orientada para a aprendizagem (LoA) - princípios e prática
- O QECRL, o 'English Profile' e o Portfólio Europeu de Línguas
Materiais de aprendizagem:
- Análise de manuais didáticos na perspetiva do conteúdo da linguagem (apresentação / prática e seleção / classificação de material novo), o conteúdo cultural (‘appropriacy’ / inclusão), o desenvolvimento de competências e de outros fatores associados (design, layout, uso da cor).
- Abordagens para adaptar materiais didáticos publicados em contextos de ensino diferentes (incluindo ESP)
- Produção de material didático para prática de gramática, desenvolvimento do vocabulário, trabalho com as capacidades de língua e conhecimento cultural.
Copland, F., & Mann, S. (2012). The coursebook and beyond. Abax ELT Publishers Council of Europe (2018). Collated representative samples of descriptors of language competences developed for young learners. https://www.coe.int/en/web/common-european-framework-reference-languages/bank-of-supplementary-descriptors
Council of Europe. (2020). Common European framework of reference for languages: Learning, Teaching, Assessment. Companion volume. https://www.coe.int/en/web/education/-/common-european-framework-of-reference-for-languages-learning-teaching-assessment-companion-volume
Cushing-Weigle, S. (2002). Assessing writing. Cambridge University Press.
Harwood, N. (2014). (ed.) English language teaching textbooks: Content, consumption, production. Palgrave Macmillan.
Hughes, A. (2003). Testing for language teachers. Cambridge University Press
Little, D. (2009). The European Language Portfolio: Where pedagogy and assessment meet. Council of Europe Language Policy Division. http://www.coe.int/T/DG4/Portfolio/documents/
Jang, E. (2014). Focus on assessment. Oxford University Press.
Prosic-Santovac, D., & Rixon, S. (Eds.). (2019). Integrating assessment into early language learning and teaching. Multilingual Matters.
Tomlinson, B. (2018). The Complete Guide to the Theory and Practice of Materials Development for Language Learning. Wiley Blackwell.
O processo de ensino-aprendizagem neste seminário decorre num ambiente virtual de aprendizagem (e-learning, na plataforma Moodle) e encontra-se estruturado segundo três módulos de lecionação: 1) Princípios de avaliação; 2) Avaliação orientada para aprendizagem e o QECRL; e 3) Materiais de aprendizagem e de ensino. As metodologias de ensino seguidas articulam o estudo individual e o trabalho colaborativo. Os estudantes deverão realizar trabalho individual de pesquisa e de leitura de bibliografia, bem como de reflexão sobre as matérias em estudo. O trabalho colaborativo tem lugar em fóruns de discussão, onde os estudantes são incentivados a participar e onde devem apresentar as suas reflexões e conclusões, debater questões, apresentar e discutir trabalhos realizados. A avaliação é contínua, baseando-se na qualidade, pertinência e fundamentação da participação nas discussões e nos trabalhos realizados (individuais e de grupo), apresentados e discutidos.
Trabalho realizado ao longo do semestre: 60%;
Trabalho final escrito: 40%.
Língua de ensino: Inglês