Este seminário pretende despertar os estudantes para a complexidade e necessária interdisciplinaridade de todos os campos de investigação dos Estudos Medievais. O programa proposto prevê a promoção, em contexto de seminário e de forma colaborativa, do debate sobre teoria e modelos metodológicos. A aplicação prática de técnicas e metodologias visa confrontar os doutorandos com a frequente inadequação de um quadro metodológico demasiado estreito e com a necessidade de adequar o contributo de cada uma delas (técnicas e metodologias) à investigação a realizar, permitindo ao estudante aprofundar os domínios metodológicos que melhor se adequam à sua investigação de base e compreender a efetiva necessidade de combinar metodologias e técnicas de crítica e sistematização de dados, no campo específico de pesquisa escolhido.
Metodologias
Fontes
Hermenêutica
- Capacidade para identificar, avaliar, analisar e integrar informação sobre as diversas metodologias e suas potencialidades para o trabalho em Estudos Medievais.
- Domínio de fontes, recursos e metodologias de investigação (incluindo os baseados nas TIC) disponíveis para os diversos campos dos Estudos Medievais e mais adequados ao seu tratamento.
- Capacidade para problematizar a conjugação de técnicas, modelos e metodologias oriundas de diferentes áreas disciplinares em Estudos Medievais para a prossecução de investigação nas temáticas mais relevantes deste domínio científico.
- Capacidade de compreensão da importância de aplicar e praticar investigação em equipa em Estudos Medievais na confluência das várias Ciências Sociais e Humanas.
Este Seminário pretende conferir aos estudantes as ferramentas técnicas, teóricas e metodológicas particulares aos Estudos Medievais. Ainda que o enfoque temático e/ou as fontes a tratar possam variar ao longo dos anos, o seminário estrutura-se em torno de grandes áreas dos Estudos Medievais: História, Literatura, Arqueologia e História de Arte. Ao longo do percurso, os estudantes terão oportunidade de aprofundar metodologias específicas de investigação relacionadas com:
- Humanidades Digitais
- Crítica textual
- Diplomática e crítica de fontes
- Crítica literária e análise do discurso
- Arqueologia em contextos medievais
- Prosopografia
- Estudos sobre imagem
- Escrita medieval da História
BOUTET, Dominique; HARF-LANCNER, Laurence (dir.) - Écriture et mode de pensée au Moyen Âge: VIIIe-XVe siècles. Paris: Presses de l`École Normale Supérieure. 1993.
CAENEGEM, R. C VAN - Introduction aux sources de l\'Histoire Médiévale. Turnhout: Brepols, 1997.
CORNEC-ROCHELOIS Cécile Le; ROCHEBOURT, Anne; SALAMON, Anne (dir.) - Le texte médiéval. De la variante à la recréation. Paris: PUPS. 2012.
HODDER, I. y HUTSON, S. - Reading the Past. Current Approaches to Interpretation in Archaeology. Blacwell Press. 2003.
LIZARAZO ARIAS, Diego - La Hermeneutica de las imágenes. Iconos. Figuraciones. Sueños. México: Siglo XXI. 2004.
ORDUNA, Germán - Fundamentos de crítica textual - ed. de Leonardo Funes e José Manuel Lucía Megías, Madrid: Arco/libros 2005.
VALETTE, Jean-René (dir.) - Perspectives médiévales. Trente ans de recherches en langues et en littératures médiévales. Paris : Société de Langues et de Littératures Médiévales d\'Oc et d\'Oïl. 2005.
Esta unidade curricular é lecionada em regime de ensino a distância através da modalidade online, em ambiente de classe virtual, com recurso à plataforma de e-learning em uso na Universidade Aberta. O termo “classe virtual” aplica-se a espaços organizados onde decorrem interações múltiplas entre docente-estudante, estudante-docente e estudante-estudante,criando-se comunidades de partilha de conhecimento e de experiências, onde os estudantes são incentivados, através dos vários problemas colocados, a realizarem aprendizagens significativas.
A metodologia de trabalho contempla, essencialmente, a leitura de textos disponibilizados e de bibliografia indicada, as pesquisas online feitas pelos doutorandos e a realização de atividades articuladas com cada um dos temas do programa. Espera-se que haja um trabalho e uma participação regular nas atividades propostas, criando-se um ambiente vivo e interativo de aprendizagem.
A avaliação será realizada de acordo com o Modelo Pedagógico da UAb para o 3º ciclo. Assim, a parte das atividades desenvolvidas pelo estudante corresponde a 60% da classificação e o trabalho final vale 40%, dentro de uma lógica de avaliação contínua.
As atividades serão avaliadas, individualmente, numa escala de 0-20, sendo a nota final obtida da divisão por 4. O trabalho final também será avaliado na escala de 0-20.