Este Seminário Doutoral tem como principal objetivo proceder à problematização e compreensão dos processos migratórios e identitários que se desenvolvem no contexto das significativas transformações sociais, culturais, políticas e ecológicas verificadas ao longo das últimas décadas. O programa visa enquadrar criticamente este complexo campo teórico-prático, em toda a sua complexidade, polimorfismo e abrangência, o que apenas pode ser feito através do permanente e sólido enquadramento dos processos migratórios e de construção identitária no contexto histórico-político em que estes operam.
1. Identidades e subjetivações
2. Migrações e diásporas
3.Colonialidade e globalização
4.Antropoceno, capitaloceno, necroceno
Ao concluir esta unidade curricular os/as estudantes deverão estar capazes de:
• Enquadrar os processos migratórios e de construção identitária nos contextos histórico-políticos(s) em que estes se desenvolvem.
• Compreender a mutabilidade dos processos migratórios e das dinâmicas identitárias sociais, culturais e ambientais numa perspetiva diacrónica e sincrónica, observando, em simultâneo, a dimensão histórica destes processos e as suas especificidades contemporâneas, nomeadamente, aquelas que são introduzidas por fenómenos tais como a globalização, os neocolonialismos, as alterações climáticas, entre outros.
• Desenvolver uma perspetiva crítica sobre as fundações ontológicas da modernidade, incluindo a influência da separação cartesiana entre sociedade e natureza para os modos como os seres humanos se pensam, fazem e circulam pelo planeta, considerando isto como um conjunto de processos que condicionam de forma fundamental a construção identitária no mundo contemporâneo.
• Problematizar conceitos centrais para a compreensão dos processos migratórios e identitários, incluindo os conceitos de: identidade(s), fronteira(s), tradução, hibridização, globalização, alteridade, sustentabilidade, entre outros.
• Identificar e compreender cosmologias e praxeologias politico-ecológicas subalternas (e.g., o buen-vivir), entendendo-as como formas de resistência à cosmologia dominante.
• Desenvolver uma perspetiva crítica sobre as temáticas em análise e para prosseguir pesquisa inovadora na área.
1 – Enquadramento socio-histórico-político da contemporaneidade
1.1 Globalização
1.2 Colonialidade
1.3 Antropoceno/capitaloceno
1.4 Dicotomias cartesianas (natureza e cultura; sujeito e objeto; poder e subjetivação)
2 – A construção do outro - Identidades e Subjetivações
2.1 Identidades, sujeitos e poderes
2.2 A Construção e imaginação das nações
2.3 A construção da alteridade, estranhos e estrangeiros
2.4 Direito a ter direitos
3 – Migrações e diásporas
3.1 Migrações: tendências contemporâneas e orientações políticas
3.2 Diásporas e Identidades diaspóricas
3.3 Refugiados, narrativas e vivencias
3.4 Migrações Climáticas/ecológicas
4 – Alternativas emancipatórias – futuros possíveis
4.1 Subjetivações ortodoxas (ex:sustentabilidade ambiental e capitalismo verde)
4.2 Subjetivações heterodoxas - buen-vivir e outras cosmologias de resistência.
Agamben, Giorgio (2021). “Para lá dos direitos do Homem”, in Hannah Arendt e Giorgio Agamben, Nós, refugiados. Para lá dos direitos do Homem. Lisboa: Antígona, 47-68.
Aldeia J & Alves F (2019). “Against the Environment. Problems in Society/Nature Relations”, Frontiers in Sociology, 4(29).
Appadurai A (1994). Disjunção e Diferença na Economia Cultural Global. In: Cultura Global: Nacionalismo, Globalização e Modernidade. Featherstone, M (Ed.). Petrópolis, Vozes.
Castells M (2003). O Poder da Identidade. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, vol.2.
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Foucault M (1983). “The Subject and Power”, in Hubert L. Dreyfus e Paul Rabinow (org.), Michel Foucault. Beyond Structuralism and Hermeneutics. Chicago: Chicago University Press, 208-226. Ed. Orig. 1982.
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Quijano A (1992). “Colonialidad y modernidad/racionalidad”, Perú Indígena, 13 (29), 11-20.
Moore J (2016). “Introduction”, in idem (org.), Anthropocene or Capitalocene? Nature, History, and the Crisis of Capitalism. Oakland: PM Press, 1-11.
E-learning
Avaliação contínua online no contexto da plataforma Moodle.
Participação nos fóruns e trabalhos individuais e de grupo ao longo do semestre. Trabalho final individual