Este seminário pretende orientar os estudantes na conceção, elaboração e discussão do seu projeto de investigação original. Pretende-se assim aprofundar os conhecimentos metodológicos já adquiridos, aplicando-os ao projeto concreto de investigação. O objetivo final deste seminário é que os estudantes elaborem o seu plano de dissertação. No final, os estudantes discutirão o plano de tese perante um Painel de especialistas doutorados, que o classificarão, e onde se espera que o/a doutorando/a possa recolher inputs úteis para a sua investigação.
Desenho de investigação
Plano de tese
• formular um problema de investigação, as questões ou hipóteses de investigação bem como os respetivos objetivos;
• justificar a pertinência do problema formulado tendo em conta o tema do Doutoramento em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento
• pesquisar e elaborar uma primeira revisão da literatura no que se refere ao enquadramento teórico que sustenta a abordagem escolhida e ao estado de arte na problemática de investigação;
• selecionar e justificar os métodos, técnicas e instrumentos de análise de dados adequadas à procura de resposta ao problema formulado;
• explicitar as questões éticas a respeitar no decurso da investigação;
• descrever os modos de tratamento e análise de dados previstos;
• desenvolver um cronograma do trabalho a realizar.
• Capacidade de apresentar em público o plano de investigação.
Enquadramento geral de um projeto
Enquadramento teórico
Fundamentação metodológica
Estratégia de apresentação dos dados
Elaboração dos planos de tese
Bergmann, M. Schäpke, N., Marg, O. · Stelzer, F. · Lang, D. · Bossert, M.· Ganter, M. · Häußler, E. · Marquardt, E. · et. al. (2021). Transdisciplinary sustainability research in real‐world labs: success factors and methods for change. Sustainability Science 16:541–564.
Bryman, A. (2016). Social Research Methods (5th ed.). Oxford University Press, New York.
Denzin, N. K. & Lincoln, Y. S. (Eds.). (2017). The SAGE handbook of qualitative research (5 th.). SAGE Publications, Thousand.
Newman, W. L. (2014) Social Research Methods: Qualitative and Quantitative Approaches. Pearson New International Edition. 7th Edition
Saunders, M., Lewis, P., Thornhhill, A. (2020). Research methods for business students. 8th Edition. Pearson Education Limited. UK.
Ensino a distância, na modalidade online, utilizando a plataforma de elearning em uso na Universidade Aberta.
A avaliação contínua (apresentação dos diversos itens de um plano de tese) tem uma ponderação de 60% e a avaliação final (projecto de investigação/plano de tese) tem uma ponderação de 40%, sendo 20 % correspondente à apresentação e discussão oral do plano e os restantes 20 % o documento escrito.
Alguns documentos de apoio estão em inglês.