Esta unidade curricular aborda as principais questões teóricas e metodológicas no âmbito da didática da língua materna. Fomenta o conhecimento e a discussão crítica sobre o(s) objeto(s) de ensino-aprendizagem da língua materna, os documentos normativos relevantes e as estratégias para o ensino deste(s) objeto(s). Promove ainda o desenvolvimento de competências de análise e produção de materiais didáticos para diferentes contextos de ensino-aprendizagem de língua materna.
Ao concluir com sucesso esta unidade curricular, o estudante deverá ter desenvolvido competências para:
- apresentar, de forma aprofundada, as grandes questões que se colocam atualmente no âmbito da didática das línguas maternas;
- discutir criticamente perspetivas teóricas, opções metodológicas e documentos normativos e orientadores, no âmbito da didática do português (L1);
- articular adequadamente pressupostos teóricos e opções metodológicas, no campo da didática do português;
- sistematizar diferentes estratégias para o ensino das principais componentes da língua materna (competências da oralidade e da escrita, educação literária e conhecimento explícito da língua);
- analisar a adequação de materiais didáticos diversificados, em função de ciclos de ensino, de objetivos de aprendizagem e de outros fatores pertinentes;
- elaborar materiais didáticos, fundamentados nos conhecimentos científico-pedagógicos, para abordar as várias componentes no ensino da língua materna;
- desenvolver competências de investigação avançada neste campo de estudo.
- A construção do(s) objeto(s) de ensino-aprendizagem, no âmbito das línguas maternas: opções conceptuais e terminológicas.
- Didática do português (L1): opções teóricas e metodológicas
- Os documentos normativos e os documentos orientadores na didática do português: evoluções e perspetivas.
- O desenvolvimento e a avaliação das competências da oralidade e da escrita.
- A educação literária: importância, promoção e avaliação.
- O conhecimento explícito da língua: finalidades, construção, recrutamento noutras competências e avaliação.
- Análise e produção de materiais didáticos para o ensino do Português (L1)
Amor, E. (1994). Didáctica do Português. Fundamento e Metodologia. Lisboa: Texto.
Barbeiro, L.F., & Pereira, L.A. (2007). O Ensino da Escrita: A Dimensão Textual. Lisboa: DGIDC.
Constantinou, F. (2019). The construct of language competence over time. Language and Education, 33(6), 491-505.
Duarte, I. (2000). Língua portuguesa. Instrumentos de análise. Lisboa: U. Aberta.
Hudson, R. (2006). Language Education–Grammar. In E. K. Brown & A. Anderson (Eds.). Encyclopedia of Language and Linguistics (pp. 477-480). Amesterdão: Elsevier.
Maxwell, B., et al. (2015). Oracy Curriculum, Culture and Assessment Toolkit. Education Endowment Foundation.
Olson, D., & Torrance, N. (Eds.) (2012). The Cambridge Handbook of Literacy. Cambridge: CUP.
Reynolds, T., et al. (2020). English Disciplinary Literacy: Enhancing Students’ Literary Interpretive Moves. Journal of Adolescent & Adult Literacy, 64(2), 201-209.
Sim-Sim, I. (2007). O Ensino da Leitura: A Compreensão de Textos. Lisboa: DGIDC.
B-learning (28 horas de aulas síncronas, preferencialmente presenciais; 16 horas de contacto online e assíncrono)
A avaliação inclui os seguintes elementos:
a) Participação em sessões síncronas, fóruns e outras tarefas, em termos de regularidade, pertinência e clareza expositiva (20% da avaliação final);
b) Trabalho final - pequeno trabalho de investigação baseado em aprendizagens e competências desenvolvidas ao longo da UC (60% no trabalho escrito sob a forma de artigo; 20% na apresentação oral gravada e na defesa do trabalho através de respostas a perguntas colocadas no fórum).