Esta unidade curricular aborda as principais questões teóricas e metodológicas no âmbito da didática da língua materna. Fomenta o conhecimento e a discussão crítica sobre o(s) objeto(s) de ensino-aprendizagem da língua materna, os documentos normativos relevantes e as estratégias para o ensino deste(s) objeto(s). Promove ainda o desenvolvimento de competências de análise e produção de materiais didáticos para diferentes contextos de ensino-aprendizagem de língua materna.
Ensino da língua materna
Análise de materiais didáticos para o ensino
Reflexão crítica sobre programas normativos
Conceção de sequências didáticas
Pretende-se que, no final desta Unidade Curricular, o estudante tenha adquirido as seguintes competências:
Amor, E. (1994). Didáctica do Português. Fundamento e Metodologia. Lisboa: Texto.
Barbeiro, L.F., & Pereira, L.A. (2007). O Ensino da Escrita: A Dimensão Textual. Lisboa: DGIDC.
Bronckart, J.-P. (2007). Desarollo del lenguaje y didactica de las lenguas. Buenos Aires: Miño y Davila.
Brown; H. D. & Lee, H. (2015) Teaching by principles: An interactive approach to language pedagogy. New York: Pearson Longman.
Constantinou, F. (2019). The construct of language competence over time. Language and Education, 33(6), 491-505.
Coutinho, A. (2019). Que inter-relações entre géneros de texto e conhecimento gramatical podem ser objeto de conhecimento explícito e de avaliação?. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, (6), 107-117
Cristóvão, V. L. L; Beato-Canato, A. P. M. A. (2016). formação de professores de línguas para fins específicos com base em gêneros textuais. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, 32:45-74
Dolz, J.; Gagnon, R. (Dir.). 82018). Former à enseigner la production écrite. Presses Universitaires du Septentrion.
Duarte, I. (2000). Língua portuguesa. Instrumentos de análise. Lisboa: Universidade Aberta.
Figueiredo, A. D. (2005). A língua portuguesa e o desafio das novas tecnologias: literacias e contextos. A Língua Portuguesa: Presente e Futuro. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, pp. 141-162.
Hudson, R. (2006). Language Education–Grammar. In E. K. Brown & A. Anderson (Eds.). Encyclopedia of Language and Linguistics (pp. 477-480). Amesterdão: Elsevier.
Macário Lopes, A. C. (2006). O ‘conhecimento sobre a língua’ no ensino do Português. Ensino do Português para o Século XXI. Lisboa: Colibri, pp. 75-81.
Olson, D., & Torrance, N. (Eds.) (2012). The Cambridge Handbook of Literacy. Cambridge: CUP.
Rodrigues, S. V. (2001). A consciencialização linguística como componente fundamental na formação inicial do professor de português. In F. I. Fonseca, I. M. Duarte e O. Figueiredo (orgs.). A Linguística na Formação do Professor de Português. Porto: CLUP, pp. 225-237.
Sim-Sim, I. (2007). O Ensino da Leitura: A Compreensão de Textos. Lisboa: DGIDC.
O conhecimento aprofundado e sistemático das principais questões da Didática do Português Língua Materna será desenvolvido através das exposições nas aulas presenciais, da orientação das leituras dos estudantes e da participação em fóruns e outras tarefas de sistematização colaborativa de conhecimentos na plataforma da Universidade Aberta.
A capacidade de discutir criticamente as várias questões relevantes no domínio e na investigação da área será promovida também através das aulas presenciais (em que se problematizarão as diferentes perspetivas estudadas) e da participação dos estudantes em fóruns (com diferentes finalidades, nomeadamente a de analisar materiais didáticos e trabalhos de investigação de outros autores).
Para promover as competências de investigação avançada neste campo de estudo contribuirão igualmente diversas metodologias de ensino adotadas, nomeadamente a orientação das leituras dos alunos, a apresentação de recensões bibliográficas sobre um tema, a discussão de questões propostas e de trabalhos de investigação, a análise de materiais didáticos e da aplicação de conhecimentos teóricos em situações concretas, e a elaboração do trabalho final de investigação.
A UC é lecionada em regime de b-learning e tendo em conta os princípios estipulados no Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta, privilegiando-se o trabalho assíncrono, centrado no estudante e promotor da autonomia deste.
Nas aulas presenciais, haverá exposição e problematização das principais questões, com reflexão conjunta sobre as suas implicações e aplicações na prática pedagógica.
Na componente a distância, através da mediação das docentes na plataforma de aprendizagem e da participação assíncrona dos estudantes em fóruns e outras tarefas, os estudantes serão orientados nas suas leituras, incentivados a construir colaborativamente sistematizações dos conhecimentos obtidos, a apresentar pequenas investigações bibliográficas sobre um tema, a discutir questões propostas, a aplicar e avaliar a aplicação de conhecimentos teóricos em situações concretas e a discutir trabalhos de investigação lidos. Além disso, terão de planear, implementar e apresentar (por escrito e oralmente) um trabalho de investigação, que constituirá o trabalho final da UC.
A avaliação inclui os seguintes elementos: