Seminário de Didática do Português Língua Materna (L1)
Código: 53035
Departamento: DH
ECTS: 10
Área científica: Didática das Línguas
Total de horas trabalho: 280
Total de horas de contacto: 44

Esta unidade curricular aborda as principais questões teóricas e metodológicas no âmbito da didática da língua materna. Fomenta o conhecimento e a discussão crítica sobre o(s) objeto(s) de ensino-aprendizagem da língua materna, os documentos normativos relevantes e as estratégias para o ensino deste(s) objeto(s). Promove ainda o desenvolvimento de competências de análise e produção de materiais didáticos para diferentes contextos de ensino-aprendizagem de língua materna.

Ensino da língua materna

Análise de materiais didáticos para o ensino

Reflexão crítica sobre programas normativos

Conceção de sequências didáticas

Pretende-se que, no final desta Unidade Curricular, o estudante tenha adquirido as seguintes competências:

  • apresentar, de forma aprofundada, as grandes questões que se colocam atualmente no âmbito da didática das línguas maternas;
  • discutir criticamente perspetivas teóricas, opções metodológicas e documentos normativos e orientadores, no âmbito da didática do português (L1);
  • articular adequadamente pressupostos teóricos e opções metodológicas, no campo da didática do português L1;
  • sistematizar diferentes estratégias para o ensino da língua materna, na perspetiva dos usos e do sistema (oralidade e escrita, leitura literária e não literária; e conhecimento explícito da língua);
  • desenvolver competências de investigação avançada neste campo de estudo.

 

  • A construção do(s) objeto(s) de ensino-aprendizagem, no âmbito das línguas maternas: opções conceptuais e terminológicas.
  • Didática do português (L1): opções teóricas e metodológicas
  • Os documentos normativos e os documentos orientadores na didática do português: evoluções e perspetivas.
  • O desenvolvimento e a avaliação das competências da oralidade e da escrita.
  • O conhecimento explícito da língua: finalidades, construção e avaliação.
  • Análise e produção de materiais didáticos para o ensino do Português (L1)

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O conhecimento aprofundado e sistemático das principais questões da Didática do Português Língua Materna será desenvolvido através das exposições nas aulas presenciais, da orientação das leituras dos estudantes e da participação em fóruns e outras tarefas de sistematização colaborativa de conhecimentos na plataforma da Universidade Aberta.

A capacidade de discutir criticamente as várias questões relevantes no domínio e na investigação da área será promovida também através das aulas presenciais (em que se problematizarão as diferentes perspetivas estudadas) e da participação dos estudantes em fóruns (com diferentes finalidades, nomeadamente a de analisar materiais didáticos e trabalhos de investigação de outros autores).

Para promover as competências de investigação avançada neste campo de estudo contribuirão igualmente diversas metodologias de ensino adotadas, nomeadamente a orientação das leituras dos alunos, a apresentação de recensões bibliográficas sobre um tema, a discussão de questões propostas e de trabalhos de investigação, a análise de materiais didáticos e da aplicação de conhecimentos teóricos em situações concretas, e a elaboração do trabalho final de investigação.

A UC é lecionada em regime de b-learning e tendo em conta os princípios estipulados no Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta, privilegiando-se o trabalho assíncrono, centrado no estudante e promotor da autonomia deste.

Nas aulas presenciais, haverá exposição e problematização das principais questões, com reflexão conjunta sobre as suas implicações e aplicações na prática pedagógica.

Na componente a distância, através da mediação das docentes na plataforma de aprendizagem e da participação assíncrona dos estudantes em fóruns e outras tarefas, os estudantes serão orientados nas suas leituras, incentivados a construir colaborativamente sistematizações dos conhecimentos obtidos, a apresentar pequenas investigações bibliográficas sobre um tema, a discutir questões propostas, a aplicar e avaliar a aplicação de conhecimentos teóricos em situações concretas e a discutir trabalhos de investigação lidos. Além disso, terão de planear, implementar e apresentar (por escrito e oralmente) um trabalho de investigação, que constituirá o trabalho final da UC.

A avaliação inclui os seguintes elementos:

  • Participação em sessões síncronas, fóruns e outras tarefas, em termos de regularidade, pertinência e clareza expositiva (20% da avaliação final);
  • Trabalho escrito final - trabalho de investigação baseado em aprendizagens e competências desenvolvidas ao longo da UC (80 % no trabalho escrito) com eventual discussão em sessão síncrona.