- Desenvolver competências de investigação avançada neste campo de estudo
- Estudar questões teóricas sobre aquisição, aprendizagem e ensino de línguas
- Discutir questões metodológicas sobre ensino de línguas
- Analisar documentos orientadores e discutir os limites da sua aplicação.
- Analisar criticamente materiais pedagógicos existentes para o ensino do PLE/PL2.
-Produzir materiais pedagógicos teórica e metodologicamente fundamentados.
- Problematizar tópicos culturais e linguísticos sobre países de língua portuguesa
- Aquisição, aprendizagem e ensino.
- Contextos de aprendizagem: língua segunda, língua estrangeira e língua de herança.
- O Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas e os outros documentos orientadores.
- Metodologias de ensino de línguas. - O desenvolvimento de competências de oralidade e escrita.
- A aprendizagem e o ensino de vocabulário e gramática.
- Análise e produção de materiais pedagógicos para o ensino do Português LE/LS.
Bizarro, R., M. Moreira & C. Flores (Eds.) (2013). Português língua não materna: investigação e ensino. Lidel.
Conselho da Europa (2001). Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas: Aprendizagem, Ensino, Avaliação. Edições ASA.
Council of Europe (2020). Common European Framework of Reference for Languages: Learning, teaching, assessment – Companion volume. Council of Europe Publishing. Disponível em www.coe.int/lang-cefr.
Ellis, R. (2015). Understanding Second Language Acquisition (2nd ed.). Oxford University Press.
Kumaravadivelu, B. (2006). Understanding language teaching: From method to postmethod. Lawrence Erlbaum Associates.
Long, M., & C. Doughty (2009). The Handbook of Language Teaching. Blackwell Publishing.
McDonough, J., Shaw, Ch., & Masuhara, H. (2013). Materials and Methods in ELT: A Teacher's Guide. Wiley Blackwell.
Richards, J.C., & Rodgers, T.S. (2014). Approaches and Methods in Language Teaching (3rd ed.). Cambridge University Press.
Van Patten, B., & Williams, J. (2015). Theories in Second Language Acquisition. An Introduction (2nd ed.). Routledge.
A avaliação incide na participação regular e pertinente nas sessões síncronas e nos fóruns (30%) e no trabalho final (70%).
Método de ensino
As aulas são de natureza teórico-prática e incluem exposição, demonstração, discussão conjunta e reflexão sobre os temas e conteúdos abordados. Privilegia-se a interação e a participação ativa dos estudantes, individualmente e em grupo.
Os módulos das unidades curriculares serão oferecidos em sessões síncronas a serem calendarizadas na abertura do curso e online através de uma plataforma de e-learning.