A unidade curricular tem por objetivos principais desenvolver o conhecimento integrado sobre os processos de aquisição e aprendizagem da língua portuguesa como LE e LS. Procura-se agilizar a reflexão e problematização de tópicos através do conhecimento linguístico e didático e desenvolver competências de investigação autónoma.
Português língua não materna
Metodologias de ensino de línguas
Competências linguísticas
Materiais pedagógicos
- Pesquisar e gerir informações sobre este campo de estudo;
- Discutir a situação da língua portuguesa no Mundo e respetiva aprendizagem;
- Estudar questões teóricas sobre aquisição, aprendizagem e ensino de línguas;
- Discutir questões metodológicas sobre ensino de línguas;
- Analisar o QECR e o QuaREPE e discutir os limites da sua aplicação;
- Produzir trabalho teórico sobre PLE/PLS;
- Analisar instrumentos de trabalho em PLE/PLS;
- Problematizar tópicos culturais e linguísticos sobre países de língua portuguesa.
- A língua portuguesa no Mundo (diversidade geográfica, política e institucional) e como meio de comunicação global;
- Contextos de aprendizagem do português língua não materna: o português como língua segunda, língua estrangeira e língua de herança;
- Cognição, aquisição e aprendizagem. Enquadramento teórico;
- Metodologias de ensino de línguas;
- O Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas e os documentos orientadores;
- O desenvolvimento de competências de oralidade e escrita;
- A aprendizagem e o ensino de vocabulário e gramática;
- Análise e produção de materiais pedagógicos para o ensino do Português LE/LS.
· Achard, M. & S. Niemeier (2004) Cognitive linguistics, second language acquisition, and foreign language teaching. Berlim: Walter de Gruyter.
· Araújo, L. & Martinho, A.M.M.F. (2004-2006) (Coord.) Idiomático, Rev. Digital de PLNM. Camões.
· De Bot, K., W. Lowie, M. & Verspoor (2005) Second Language Acquisition: an Advanced Resource Book. Routledge.
· Richards, J.C. & T.S Rodgers (2001) Approaches and Methods in Language Teaching (2nd edition). Cambridge University Press.
· Conselho da Europa (2001) Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas: Aprendizagem, Ensino, Avaliação. Edições ASA.
· Bizarro, R., M. Moreira & C. Flores (orgs.)Português língua não materna:investigação e ensino.Lisboa: Lidel.
· Long, M. & C. Doughty (2009) The Handbook of Language Teaching. Blackwell Publishing.
· Mateus, M.H.M. (coord.)(2001) Uma Política de Língua para o Português. Lisboa: Ed. Colibri.
· Richards, J. & W. Renandya (eds.) (2002) Methodology in Language Teaching: An Anthology of Current Practice. CUP.
As aulas de natureza teórico-prática e incluem exposição, demonstração, discussão conjunta e reflexão sobre os temas e conteúdos abordados. Privilegia-se a interação e a participação ativa dos estudantes, individualmente e em grupo. Pretende-se que a lecionação ilustre a implementação na prática das abordagens, princípios e conceitos estudados, facilitando a aprendizagem através da observação e reflexão.
A avaliação inclui a realização de trabalhos, a apresentação e discussão de textos em aula e a participação regular nas diferentes sessões ao longo do semestre.