Este Seminário, composto por cinco tópicos, visa facultar aos estudantes um conjunto de conhecimentos fundamentais para uma reflexão acerca do desenvolvimento sustentável. Começa-se por abordar o próprio conceito de sustentabilidade, com múltiplos objetivos e interdependências complexas. Faz-se uma breve referência aos mais significativos marcos históricos, bem como aos principais documentos orientadores, às conceções ideológicas que lhe estão inerentes e às inner changes. No segundo tópico são abordados os principais problemas globais que contribuem para a crise ambiental, entre os quais a emissão de gases com efeito de estufa e o aquecimento global, a perda de biodiversidade, a produção de resíduos, a poluição das águas e dos oceanos e a desflorestação. No tópico três são explorados os principais entraves à sustentabilidade social: os direitos humanos, a fome e a pobreza, as desigualdades de género, o acesso à educação e à saúde (mortalidade infantil e materna, SIDA, malária). Diversos autores clamam que a discussão em torno do desenvolvimento sustentável é uma questão ética, ancorada nos valores e na cultura da comunidade e será essa a temática do tópico 4. Questões como o horizonte temporal e os ‘conteúdos’ que constituem o desenvolvimento são decisões a tomar com base nos valores predominantes e nas normas éticas. Analisam-se as posições éticas relacionadas com o desenvolvimento sustentável sob os prismas da ética ambiental (ou seja, da relação Homem/Ambiente) e da ética social e económica (que envolve as relações humanas, sociais e económicas). O último tópico pretende-se dedicar a temas abertos, atuais e transversais no âmbito do Desenvolvimento Sustentável, como sejam os desafios urbanos, a biodiversidade e abordagem transformativa para o Desenvolvimento Sustentável.
Desenvolvimento sustentável, desigualdades sociais, alterações globais, desafios urbanos, ética.
No final pretende-se que os doutorandos dominem conceitos básicos relacionados com desenvolvimento sustentável, que conheçam as principais alterações globais, que estejam aptos a discutir os principais aspetos relacionados com os desafios populacionais, que compreendem a equidade inter e intra-geracional; e que se familiarizem com as principais éticas ambientais e sócio-económicas com que nos confrontamos.
1. Sustentabilidade e Desenvolvimento: conceitos e políticas emergentes - Prof. Doutor João Simão
1.1 - O conceito de desenvolvimento sustentável, perspetiva histórica e desafios atuais
1.2- Conceções ideológicas
1.3- Políticas e governança
1.4- Inner changes
2- Alterações Globais - Profs. Doutores Carla Padrel de Oliveira e Fernando Caetano
2.1- A crise ambiental
2.2- Identificação dos principais problemas
2.3- Situação atual e Perspetivas futuras
3- Desigualdades Sociais e Sustentabilidade - Prof. Doutora Ana Paula Cordeiro
3.1- Natureza e sociedade: uma relação controversa
3.2- Desenvolvimento, desigualdade e equidade social
3.3- Os reptos contemporâneos da sustentabilidade social
4- Ética para a sustentabilidade - Prof. Doutora Ana Paula Martinho
4.1- A ética ambiental, social e económica e a ética para a sustentabilidade
4.2- Caracterização da ética para a sustentabilidade
4.3- A implementação da ética para a sustentabilidade
5- Temas atuais em debate da sustentabilidade – Profs. Doutores Antje Disterheft, Paula Nicolau e Paulo Morgado
5.1- Desafios urbanos
5.2- Biodiversidade e sustentabilidade dos recursos biológicos
5.3- Abordagens transformativas para o Desenvolvimento Sustentável
Baker, S. (2006) Sustainable Development, Routledge.
Becker C. U., (2011) Sustainability Ethics and Sustainability Research 137pp. Springer.
Cafaro, P. (2011). Taming growth and articulating a sustainable future: the way forward for environmental ethics. Ethics & the Environment, 16(1), 1-23.
Davoundi, S., Evans, N., Governa, F., & Santangelo, M. (2008) Territorial governance in the making. Approaches, methodologies, practices”, Boletín de la AGE, 46, p. 33-52.
Hickel, J. (2019). The contradiction of the sustainable development goals: Growth versus ecology on a finite planet. Sustainable Development, 27(5), 873-884.
Khoday, K. (2018). Rethinking human development in an era of planetary transformation. UNDP Human Development Report Office.
Parkin, S, (2010) The Positive Deviant – Sustainability Leadership in a Perverse World. Earthscan. London and Washington DC.Sen, A. (2010) Desenvolvimento como Liberdade. Companhia das Letras.
Turnbull, M., Sterrett, C.L. & Hilleboe, A., (2013) Toward Resilience – A Guide to Disaster Risk Reduction and Climate Change Adaptation. Practical Action Publishing.
Woiwode, C., Schäpke, N., Bina, O., Veciana, S., Kunze, I., Parodi, O., ... & Wamsler, C. (2021). Inner transformation to sustainability as a deep leverage point: fostering new avenues for change through dialogue and reflection. Sustainability Science, 16, 841-858.
Ensino a distância, na modalidade online, utilizando a plataforma de elearning em uso na Universidade Aberta.
A avaliação do estudante é de caráter individual, e é 100 % avaliação contínua. Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular, de acordo com o definido pela equipa docente em articulação com a coordenação do Programa de Doutoramento.
É aconselhável conhecimentos de inglês uma vez que a maioria da bibliografia aconselhada e disponibilizada é em língua inglesa.
Os seminários síncronos online com a duração aprox. de 90’ serão gravados para poderem ser visualizados posteriormente pelos/as doutorandos/as.