Seminário de Aprofundamento Metodológico I
Código: 23001
Departamento: DCET
ECTS: 15
Área científica: Ciências do Ambiente | Ciências Sociais
Total de horas trabalho: 390
Total de horas de contacto: 65

A Unidade Curricular está dividida em 5 grandes partes.
No primeiro módulo (Epistemologias e investigação) pretende-se introduzir o contacto com perspetivas distintas sobre a construção do conhecimento e suas implicações científicas, éticas e politicas na abordagem das realidades sociais e culturais diversas. Pretende-se dar instrumentos teórico-analíticos de modo a permitir a compreensão da diversidade epistemológica da construção dos saberes.
O segundo módulo irá analisar a importância de estabelecer um desenho de investigação que seja adequado ao trabalho de pesquisa que se pretende desenvolver. Nele, ir-se-á considerar, em particular, os principais tipos de métodos que podem ser utilizados: métodos quantitativos e qualitativos. Por fim, abordaremos os desafios específicos que são colocados à investigação sobre sustentabilidade, considerando, em especial, a abordagem transdisciplinar.
Em Empresas e Epistemologias Críticas (terceiro módulo) apresentam-se correntes epistemológicas recentes (surgidas no último quartel do século XX) e cruzando-se estas com o tema da responsabilidade social das empresas (RSE). Partindo de um conceito amplo de RSE, percebemos o papel das abordagens pós-modernistas nas ciências sociais e no estudo das organizações, através da critical management studies.
O quarto módulo de Investigação e Intervenção Social inicia-se com a descrição da evolução ocorrida nas Ciências Sociais desde o século XIX, a partir da qual se identificam dois estilos de encarar o envolvimento do investigador, dos quais emerge os conceitos de Sociologia de Intervenção, de Investigação (Pesquisa)-Ação, etc. Seguidamente, discutir-se-á o conceito de intervenção social e os principais elementos que o integram, nomeadamente as suas áreas-chave, as diversas escalas e domínios de atuação e os seus efeitos na sustentabilidade.
O último módulo aborda a publicação científica na área da produção e consumo sustentável. Numa primeira fase são explorados os principais conceitos, políticas e boas práticas internacionais de promoção da produção e consumo sustentável. Posteriormente, discute-se como se deve elaborar e organizar um artigo científico nesta área de estudo. Serão analisados em detalhe artigos científicos, construindo o modelo de análise da investigação realizada e avaliando a qualidade científica do artigo.

epistemologia

desenhos de investigação

investigação e intervenção social

artigos de investigação

análise de conteúdo

  1. Discutir a relação entre investigação e epistemologias a diversos níveis (filosófico, político, metodológico, etc.)
  2. Conhecer as implicações do posicionamento ontológico e epistemológico na investigação
  3. Definir o desenho de investigação adequado à problemática que se pretende conhecer.
  4. - Integrar os novos desenvolvimentos metodológicos no desenho da investigação.
  5. Debater o papel das epistemologias críticas nas ciências sociais e organizacionais, nomeadamente na Responsabilidade Social das Empresas
  6. Identificar o caldo de culturas das Ciências sociais e da Intervenção Social
  7. Adequar estratégias de investigação no estudo da sustentabilidade da intervenção social
  8. Identificar e adequar estratégias e método de investigação no estudo da promoção e consumo sustentável.

C1. Epistemologias e investigação 

  1. A diversidade ou pluralidade epistemológica da ciência
  2. Escolha de um paradigma de investigação a partir da pluralidade de perspetivas epistemológicas

C2. Desenhos de investigação

  1. A questão/objectivos de investigação.
  2. O processo de investigação.
  3. A divulgação dos resultados.
  4. A investigação sobre sustentabilidade.

C3. Empresas e filosofias de investigação

  1. Conceito de Responsabilidade Social das Empresas
  2. As principais filosofias de investigação (positivismo, interpretativismo, realismo crítico, posmodernismo, pragmatismo)
  3. O positivismo, interpretativismo e posmodernismo no estudo da Responsabilidade Social das Empresas

C4. Investigação e intervenção social

  1. 0 caldo de cultura das Ciências Sociais e intervenção social
  2. A sociologia de intervenção
  3. Um mapa conceptual da sustentabilidade
  4. Investigação de caso de sustentabilidade social de um programa de intervenção social

C5. Investigação em Produção e Consumo Sustentável 

  1. Conceitos de produção e consumo sustentável
  2. Estratégias e método de investigação no estudo da promoção e consumo sustentável.
  3. Análise de exemplos de Investigação sobre produção e consumo sustentável.

Bairagi, Vinayak & Munot, Mousami V. (eds.) (2019). Research Methodology: A Practical and scientific Approach. New York: CRC Press.

Becker, Christian U. (2012). Sustainability Ethics and Sustainability Research. Springer.

Byrne, Edmond, Mullally, Gerard & Sage, Colin (eds.) (2017). Transdisciplinary Perspectives on Transitions to Sustainability. New York: Routledge.

Carmo, H. (2014) Coord., Intervenção social com grupos, Lisboa, ISCSP-UL e Universidade Aberta.

Chevalier, J.M. & Buckles, D.J. (2013). Participatory Action Research. Oxon, Routledge.

Hess, R. (1982) Sociologia de Intervenção, Lisboa, Rés.

Kincheloe,J. & McLaren (2005) Rethinking critical theory and qualitative research. In Norman Denzin & Yvonna Lincoln (eds).

Kuhn, T. ( 2009) A estrutura das revoluções científicas, Lisboa: Editora Guerra e Paz

Lang, D., Wiek, A., Bergmann, M., Stauffacher, M., Martens, P., Moll, P., Swilling, M. & Thoma, C. (2012). Transdisciplinary research in sustainability science: practice, principles, and challenges. Sustainability Science, 7 (Supplement 1), pp. 25–43.

Lein, James K. (2017). Futures Research and Environmental Sustainability - Theory and Method. Boca Raton: CRC Press.

Rambaree, B. (2021) Discourse and power in the institutionalisation of corporate social responsibility (CSR): A comparative perspective, Cogent Social Sciences, 7:1, 1852673, DOI: 10.1080/23311886.2020.1852673

Ribeiro, A., Harmsem, R., Carreón, J., Worrell, E. (2019). What influences consumption? Consumers and beyond: Purposes, contexts, agents and history. Journal of Cleaner Production. 209. 200-215.

Sousa Santos, B., Nunes, J. & e Menezes, M. (2004) Para ampliar o cânone da ciência: a diversidade epistemológica do mundo.

E-learning

A avaliação contínua faz-se através da participação adequada nos fóruns e/ou com trabalhos (grupo ou individuais)- 70 %. Critérios de avaliação: rigor e clareza da comunicação; capacidade de síntese e relevância dos conteúdos.
Trabalho final do semestre-30%. Critérios de avaliação: âmbito de análise; conceitos; problematização, reflexão própria; metodologia (se aplicável); clareza, síntese e rigor do texto.

A metodologia de trabalho fundamenta-se no modelo pedagógico da UAb para o 3o ciclo na variante classe virtual. As atividades de ensino-aprendizagem decorrem na plataforma Moodle, onde é privilegiada a comunicação assíncrona.
Sugere-se que o doutorando:

  • programe semanalmente o trabalho;
  • acesse diariamente à plataforma, ao espaço da UC;
  • analise os materiais de aprendizagem propostos e literatura base recomendada,
  • proceda a pesquisa;
  • elabore reflexões individuais, discutindo e analisando em fóruns de discussão e de dúvidas moderados pelos docentes.