A Unidade Curricular está dividida em 5 grandes partes.
No primeiro módulo (Epistemologias e investigação) pretende-se introduzir o contacto com perspetivas distintas sobre a construção do conhecimento e suas implicações científicas, éticas e politicas na abordagem das realidades sociais e culturais diversas. Pretende-se dar instrumentos teórico-analíticos de modo a permitir a compreensão da diversidade epistemológica da construção dos saberes.
O segundo módulo irá analisar a importância de estabelecer um desenho de investigação que seja adequado ao trabalho de pesquisa que se pretende desenvolver. Nele, ir-se-á considerar, em particular, os principais tipos de métodos que podem ser utilizados: métodos quantitativos e qualitativos. Por fim, abordaremos os desafios específicos que são colocados à investigação sobre sustentabilidade, considerando, em especial, a abordagem transdisciplinar.
Em Empresas e Epistemologias Críticas (terceiro módulo) apresentam-se correntes epistemológicas recentes (surgidas no último quartel do século XX) e cruzando-se estas com o tema da responsabilidade social das empresas (RSE). Partindo de um conceito amplo de RSE, percebemos o papel das abordagens pós-modernistas nas ciências sociais e no estudo das organizações, através da critical management studies.
O quarto módulo de Investigação e Intervenção Social inicia-se com a descrição da evolução ocorrida nas Ciências Sociais desde o século XIX, a partir da qual se identificam dois estilos de encarar o envolvimento do investigador, dos quais emerge os conceitos de Sociologia de Intervenção, de Investigação (Pesquisa)-Ação, etc. Seguidamente, discutir-se-á o conceito de intervenção social e os principais elementos que o integram, nomeadamente as suas áreas-chave, as diversas escalas e domínios de atuação e os seus efeitos na sustentabilidade.
O último módulo aborda a publicação científica na área da produção e consumo sustentável. Numa primeira fase são explorados os principais conceitos, políticas e boas práticas internacionais de promoção da produção e consumo sustentável. Posteriormente, discute-se como se deve elaborar e organizar um artigo científico nesta área de estudo. Serão analisados em detalhe artigos científicos, construindo o modelo de análise da investigação realizada e avaliando a qualidade científica do artigo.
epistemologia
desenhos de investigação
investigação e intervenção social
artigos de investigação
análise de conteúdo
C1. Epistemologias e investigação
C2. Desenhos de investigação
C3. Empresas e filosofias de investigação
C4. Investigação e intervenção social
C5. Investigação em Produção e Consumo Sustentável
Bairagi, Vinayak & Munot, Mousami V. (eds.) (2019). Research Methodology: A Practical and scientific Approach. New York: CRC Press.
Becker, Christian U. (2012). Sustainability Ethics and Sustainability Research. Springer.
Byrne, Edmond, Mullally, Gerard & Sage, Colin (eds.) (2017). Transdisciplinary Perspectives on Transitions to Sustainability. New York: Routledge.
Carmo, H. (2014) Coord., Intervenção social com grupos, Lisboa, ISCSP-UL e Universidade Aberta.
Chevalier, J.M. & Buckles, D.J. (2013). Participatory Action Research. Oxon, Routledge.
Hess, R. (1982) Sociologia de Intervenção, Lisboa, Rés.
Kincheloe,J. & McLaren (2005) Rethinking critical theory and qualitative research. In Norman Denzin & Yvonna Lincoln (eds).
Kuhn, T. ( 2009) A estrutura das revoluções científicas, Lisboa: Editora Guerra e Paz
Lang, D., Wiek, A., Bergmann, M., Stauffacher, M., Martens, P., Moll, P., Swilling, M. & Thoma, C. (2012). Transdisciplinary research in sustainability science: practice, principles, and challenges. Sustainability Science, 7 (Supplement 1), pp. 25–43.
Lein, James K. (2017). Futures Research and Environmental Sustainability - Theory and Method. Boca Raton: CRC Press.
Rambaree, B. (2021) Discourse and power in the institutionalisation of corporate social responsibility (CSR): A comparative perspective, Cogent Social Sciences, 7:1, 1852673, DOI: 10.1080/23311886.2020.1852673
Ribeiro, A., Harmsem, R., Carreón, J., Worrell, E. (2019). What influences consumption? Consumers and beyond: Purposes, contexts, agents and history. Journal of Cleaner Production. 209. 200-215.
Sousa Santos, B., Nunes, J. & e Menezes, M. (2004) Para ampliar o cânone da ciência: a diversidade epistemológica do mundo.
E-learning
A avaliação contínua faz-se através da participação adequada nos fóruns e/ou com trabalhos (grupo ou individuais)- 70 %. Critérios de avaliação: rigor e clareza da comunicação; capacidade de síntese e relevância dos conteúdos.
Trabalho final do semestre-30%. Critérios de avaliação: âmbito de análise; conceitos; problematização, reflexão própria; metodologia (se aplicável); clareza, síntese e rigor do texto.
A metodologia de trabalho fundamenta-se no modelo pedagógico da UAb para o 3o ciclo na variante classe virtual. As atividades de ensino-aprendizagem decorrem na plataforma Moodle, onde é privilegiada a comunicação assíncrona.
Sugere-se que o doutorando: