Programação e Robótica na Educação
Cod: 11135
Department: DEED
ECTS: 6
Scientific area: Ciências da Educação
Total working hours: 156
Total contact time:

Esta unidade curricular visa promover abordagens teóricas e práticas no domínio da Programação e Robótica na Educação, sustentadas pelos princípios do Pensamento Computacional e Criativo. Ao longo da unidade curricular, os estudantes irão desenvolver competências fundamentais para integrar estas áreas de forma crítica, inovadora e pedagógica em diferentes contextos educativos formais e informais. Pretende-se que os futuros profissionais de Educação sejam capazes de reconhecer necessidades formativas, analisar modelos e práticas de referência, e adequar a sua intervenção a diversas realidades e públicos na área da Educação. No final da unidade curricular, os estudantes irão ser capazes de planificar e implementar atividades educativas que integrem atividades de pensamento computacional, programação e robótica, com ou sem a utilização de tecnologias, promovendo aprendizagens significativas. Esta unidade curricular está centrada em três temas: Pensamento Computacional e Criativo na Educação; Programação na Educação: Linguagens de Programação e Robótica Educativa, que vão ao encontro de aprendizagens teórico-práticas essenciais na formação do futuro profissional em Educação.

Objetivos de aprendizagem:

Esta UC procura promover abordagens conceptuais na área da Programação e Robótica na Educação, tendo como fundamentação a área do Pensamento Computacional e Criativo. No fim desta Unidade Curricular, o estudante deve ser capaz de:

OA1: Desenvolver competências essenciais na área do pensamento computacional e criativo, programação e robótica, de forma a integrar estratégias diversificadas em contextos educacionais;

OA2: Identificar necessidades formativas, modelos e práticas educativas apoiadas ou sustentadas para integração do pensamento computacional, da programação e da robótica educativa na Educação;

OA3: Adequar a intervenção educativa e formativa a diversos contextos, problemáticas e populações-alvo, incluindo as atividades de pensamento computacional com e sem tecnologias, de programação e de robótica, de forma transversal na Educação;

OA4: Planear e desenhar atividades educativas, integrando o pensamento computacional e criativo, a programação e a robótica.

No decorrer do semestre, nesta UC serão trabalhadas as seguintes temáticas:

TEMA 1: Pensamento Computacional e Criativo na Educação

• Conceptualização sobre Pensamento Computacional e sua relevância na educação

• Abordagens pedagógicas do Pensamento Computacional

• Abordagens conceptuais sobre Pensamento Criativo na Educação

• Desenvolvimento de propostas de integração do Pensamento Computacional e Criativo na Educação

TEMA 2: Programação na Educação: Linguagens de Programação

• Princípios de Programação

• Aprendizagem da Programação na Educação

• Exploração de Linguagens de Programação aplicadas à Educação

• Desenvolvimento de Projetos Educativos e Jogos recorrendo a plataformas de Programação

TEMA 3: Robótica Educativa

• A Robótica aplicada à Educação

• Atividades de Robótica Educativa e Simuladores Virtuais

• Design de Atividades Educativas com Robótica

• Ministério da Educação. (2018). Orientações curriculares para as tecnologias de informação e comunicação.

https://www.dge.mec.pt/noticias/tic-na-educacao/orientacoes-curriculares-para-tic-no-1o-ceb

• Miranda-Pinto, M. S., Araújo, C. L., Monteiro, A. F., & Osório, A. J. (2022). Desenvolvimento positivo pela tecnologia (PTD) checklist de envolvimento: Crianças/criança e ambientes/facilitadores. RE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning, 5, 1–20.

https://doi.org/10.34627/redvol5iss1e202204

• Miranda-Pinto, M. S., Monteiro, A. F., & Osório, A. J. (2017). Potencialidades e fragilidades de robôs para crianças em idade pré-escolar (3 a 6 anos). Revista Observatório, 3(4), 302–330. https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p302

• Miranda-Pinto, M. S., & Pinto, R. J. B. (2019). Aprender com robôs - Livro de atividades. Planeta Manuscrito.

Nesta UC procuraremos promover uma aprendizagem ativa e colaborativa, maximizando o potencial de EaD, que permita desenvolver competências em pensamento computacional e criativo, programação e robótica para a sua integração em contextos educacionais.

Assim, o estudante deverá proceder à realização das atividades propostas em cada tema e que incluem:

- Leituras e reflexões individuais;

- Participação ativa em discussões sobre os diversos temas, de forma assíncrona;

- Participação ativa em atividades individuais e em grupo.

As atividades que vão ser desenvolvidas nos diversos temas prevê uma participação ativa e colaborativa dos estudantes, recorrendo-se a ferramentas próprias de trabalho colaborativo assíncrono.

A partilha de reflexões, fundamentadas nas leituras realizadas, pressupõe que a primeira etapa de estudo de cada tema é a leitura e análise de recursos textuais, o que será conjugado com outros recursos multimédia que complementem a aprendizagem. Prevê-se que o estudante tenha a possibilidade de aprofundar os conceitos estudados através das interações e reflexões fundamentadas, de forma individual e em grupo.

A avaliação contempla duas modalidades: contínua e por exame. A opção pelo regime de avaliação (contínua ou final) será feita pelo estudante até ao final da 3ª semana letiva, não podendo ser alterada no decurso do semestre. Os estudantes terão ainda a oportunidade de selecionar, no início de cada semestre, se pretendem realizar a prova final remotamente ou num centro de exames, sendo a informação sobre os procedimentos de realização de provas na plataforma WISEflow remetida atempada e diretamente aos estudantes, ao longo do semestre.

Os estudantes que optem pela avaliação contínua disporão de um Cartão de Aprendizagem, pessoal, onde será creditada a avaliação que forem efetuando ao longo do semestre. O Cartão de Aprendizagem é um instrumento personalizado e cada estudante tem acesso apenas ao seu cartão.

O regime de avaliação contínua integra a participação nas discussões de forma individual, a participação nas atividades de trabalho em grupo e a realização de dois E-fólios – A e B, em formato digital, submetidos na plataforma Moodle, e de um E-fólio G (prova final) realizado no final do semestre na plataforma WISEflow, com peso de, respetivamente, 40% e 60%.

A avaliação assume o regime de avaliação contínua. A avaliação contínua prevê a realização de um E-folio A - 4 valores; um E-fólio B - 4 valores e um E-fólio G (Avaliação Final do semestre - 12 valores (Wiseflow - FlowMulti).

Os estudantes que não possam seguir esta modalidade de avaliação podem optar pela realização de um Exame Final, na plataforma WISEflow. Os estudantes que optem pela realização de um Exame Final terão acesso a todas as orientações dadas na plataforma e/ou na WISEflow e às Atividades Formativas disponibilizadas ao longo do percurso de aprendizagem, mas não aos instrumentos de avaliação utilizados no regime de avaliação contínua (E-fólios A e B, e E-fólio G), disponíveis apenas para os estudantes que optem pela modalidade de avaliação contínua