Esta unidade curricular tem como objetivos:
(i) a análise de metodologias para o ensino e para a aprendizagem de línguas e relação com novas tecnologias;
(ii) reflexão sobre criação de um ambiente psicolinguístico ideal para a aprendizagem de português (L1 e L2) no contexto de ensino a distância;
(iii) a inter-relação dos estudos sobre a língua a que os aprendentes são expostos (input) e a sua produção linguística (output) com a elaboração de materiais didáticos para o ensino e para a aprendizagem do Português (L1 e L2).
As competências a desenvolver são:
1.análise e diagnóstico de necessidades na aprendizagem de língua (L1 ou L2);
2.avaliação, seleção e adequação de propostas programáticas de ensino;
3.reflexão sobre ambientes de aprendizagem de língua a distância;
4.identificar, desenvolver e adequar recursos que promovam e estimulem a aprendizagem da língua;
5.desenvolver estratégias metodológicas dinamizadoras do ensino da língua portuguesa (LM e LnM) a distância.
1-Metodologias para aprendizagem de língua portuguesa (L1 e L2) e análise de necessidades comunicativas dos aprendentes;
2-Tecnologias disponíveis para o ensino de línguas e a construção de um ambiente psicolinguístico ideal para a sua aprendizagem;
3-Percursos no desenvolvimento de estratégias para uso das tecnologias da geração Web 2 adequando e explorando as suas capacidades interativas;
4-Das webquest à realização de Tarefas: o uso contextualizado da língua e a produção de materiais didácticos.
Dias, A., Gomes, M. J. et al (2008). e-Conteúdos para e-Formadores.
Guimarães: TecMinho, Universidade do Minho (e-book que pode ser fornecido aos alunos)
Dias, HBM (2009) Comunicação e cognição no ensino de línguas a distância: Das tecnologias multimedia à criação de ambientes de aprendizagem. Actas do I Congresso sobre Comunicação, Cognição e Media. Braga: Univ.Católica. 455-468.
Faria, Paulo (2008) – Integração Curricular das Tecnologias Educativas no Ensino
da Língua Portuguesa: um blogue para desenvolver a leitura e a escrita. Educação, Formação & Tecnologias. Vol. 1 (2) (Nov. 2008). p. 11-20. Disponível em:
http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/viewFile/57/37.
Miranda, G., et al (2009). Ensino Online e Aprendizagem Multimédia. Lisboa: Relógio d’Água Editores.
Nunan, D. (2004) Task-Based Language Teaching. Cambridge: CUP
E-learning (completamente online).
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.