Distance Education Models
Cod: 12092
Department: DEED
ECTS: 8
Scientific area: Education Sciences
Total working hours: 208
Total contact time: 40

Na   unidade   curricular Modelos   de   Educação a  Distância o  estudante  analisa os  conceitos  os  fundamentos  teóricos  dos  diversos  modelos  da  educação a  distância e  as problemáticas  em  torno  da  interação  a  distância ,  da  abertura, da personalização, da rede e dos novos desafios emergentes no campo entre   os   quais:   a   abertura,   os   OER,   a  docência  distribuída, os PLE, o mobile learning , os MOOCs entre outros. O  estudante    deverá    estudar,    discutir    modelos    ou    teorias pedagógicas  da  educação a  distância (gerações  e  emergentes) , aprofundar os novos desenvolvimentos da educação a distância  em rede e organizar e planificar programas e projetos com base em propostas e problemas colocados pela docente.

Modelos de Educação a Distância;
Modelos Pedagógicos;
Modelos Emergentes.

Pretende-se que, no final desta UC, o estudante  adquira e desenvolva competências centradas na problemática dos modelos de EaD, nomeadamente:
•    Refletir, analisar e efetuar uma adequação das ideias pré-concebidas e falsas ideias sobre Educação a Distância e Educação Online;
•    Analisar, discutir e avaliar os fundamentos teóricos do Educação a Distância;
•    Sintetizar e relacionar conceitos, modelos e teorias de EaD;
•    Conhecer com profundidade as teorias e modelos pedagógicos da educação a distância;
•    Conhecer os modelos existentes e teorias emergentes relevantes na Educação Online.

 

I: Os Fundamentos e os Pioneiros da Educação a Distância
II: A Educação Online e os modelos emergentes

•    Anderson, T.( 2011). Three Generations of Distance Education Pedagogy, IRRODL, vol 12, 3, pp.1-10
•    Anderson T. (2008). (Ed)Theory and Practice of Online Learning, Athabasca Univ. Press
•    Garrison, R. (2000).Theoretical Challenges for Distance Education in 21st Century: A shift from structural to transactional issues, IRRODL, 1,1-17
•    Morgado, L. (2011).Personalization and Openness through Social Media, Wankel, C. (Ed). Educating Educators with Social Media, 133–149, Emerald Group Publishing Limited: UK
•    Olaf Zawacki-Richter, Anderson, T. (2014). Online Distance Education: Towards a Research Agenda, Athabasca Univ. Press

 

Evaluation is made on individual basis and it involves the coexistence of two modes: continuous assessment (60%) and final evaluation (40%). Further information is detailed in the Learning Agreement of the course unit.