Modelação de Sistemas de Informação
Código: 22153
Departamento: DCET
ECTS: 7
Área científica: Sistemas de Informação Empresariais
Total de horas trabalho: 210
Total de horas de contacto: 40

Nesta Unidade Curricular pretende-se que os alunos aprendam, relacionem e apliquem os principais conhecimentos da área de engenharia de requisitos de sistemas de informação, com um particular ênfase nos aspetos de modelação e especificação técnica deste tipo de sistemas. Será introduzido o UML (Unified Modeling Language) como linguagem de modelação para o desenvolvimento destas capacidades, e suportado por ferramentas de modelação concretas.

Modelação
Engenharia de Requisitos
Sistemas de Informação

Ao concluir esta unidade curricular o aluno deverá estar capaz de:
• Entender e relacionar os principais aspetos relacionados com o processo de engenharia de requisitos, e o seu contexto no âmbito de projetos concretos.
• Conceber e modelar sistemas de informação, com base na linguagem UML, segundo várias perspetivas, mas principalmente as perspetivas do negócio e da análise do problema
• Definir e produzir documentos de especificações de requisitos de sistemas de informação, integrando aspetos de especificações textuais com modelos/diagramas visuais que as complementem.
• Aplicar técnicas de validação dos documentos de especificações de requisitos, de forma a garantir a sua qualidade.
• Utilizar ferramentas de suporte à modelação e à engenharia de requisitos.

O programa abarca os seguintes tópicos:
• Introdução à engª de requisitos.
• Processo e técnicas de desenvolvimento de requisitos: Levantamento e análise de requisitos; Escrita de requisitos; Validação de requisitos.  
• Processo e técnicas de gestão de requisitos.
• Introdução ao UML (contexto histórico, âmbito, estrutura de conceitos, mecanismos comuns, tipos de dados predefinidos).
• Modelação de estrutura.
• Modelação de casos de utilização.
• Modelação de interações.
• Modelação do ciclo de vida de objetos.
• Modelação do comportamento de atividades.
• Requisitos não funcionais.

Alberto Silva e Carlos Videira. “UML, Processos e Ferramentas CASE”, Vol.I (2ª edição), Centro Atlântico, 2005.
Klaus Pohl. Requirements Engineering, Fundamentals, Principles, and Techniques. Springer, 2010.

E-learning

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.