A presente unidade curricular pretende facilitar o desenvolvimento de conhecimentos e capacidades de pesquisa, a partir do domínio de metodologias qualitativas de investigação. A sua conceção encontra-se estreitamente articulada com as unidades curriculares de metodologias e de métodos de investigação presentes na área de formação específica do plano de estudos do curso.
Os objetivos da unidade curricular são definidos numa lógica de transversalidade e, por consequência, serão concretizados pela abordagem dos diferentes conteúdos em estudo.
As competências propostas contemplam dimensões básicas, específicas e transversais do perfil dos licenciados em Educação. Já em relação aos objetivos e conteúdos da U.C., estes assumem-se como etapas iniciais de um processo formativo no domínio das metodologias qualitativas de investigação em educação que será consolidado nos ciclos seguintes de formação (2º e 3º ciclos).
investigação em educação
métodos qualitativos
instrumentos
análise qualitativa de dados
No final da unidade curricular o estudante deve ser capaz de:
1.0 A investigação qualitativa em Educação
1.2 Evolução e perspetivas atuais sobre a Investigação Qualitativa
1.3 Normas éticas na investigação qualitativa.
2. O Processo de investigação Qualitativa
2.1. Métodos e Técnicas de Recolha de informação
2.2. Técnicas de amostragem
2.3. Técnicas de recolha de dados
2.4. Análise qualitativa de dados
2.5. Software de apoio à análise de dados
3. Qualidade da investigação qualitativa
3.1. Critérios de qualidade.
4. Comunicação dos processos e resultados da investigação
4.1. Relatórios escritos
4.2. Disseminação da investigação.
Bibliografia complementar.
Continuous assessment is privileged: 2 digital written documents (e-folios) during the semester (40%) and a final digital test, Global e-folio (e-folio G) at the end of the semester (60%). In due time, students can alternatively choose to perform one final exam (100%).