Esta unidade curricular destina-se, numa primeira fase, a introduzir os problemas da construção do conhecimento em História das Mulheres e do Género e a desenvolver competências no domínio do trabalho académico de pesquisa e de elaboração de um discurso crítico, no âmbito da historiografia.
Num segundo momento, procura apresentar os principais métodos de investigação em Ciências sociais. Tendo em conta que os estudantes deverão elaborar um projecto de investigação são apresentadas algumas das principais questões teóricas e metodológicas envolvidas na sua conceção. Os conteúdos das sessões privilegiarão os seguintes tópicos: metodologia quantitativa e qualitativa; métodos de investigação e de intervenção; técnicas de pesquisa; pesquisa documental; observação; métodos de inquérito; análise de conteúdo e análise de discurso.
• • Problematizar as questões da construção do conhecimento no âmbito da História e, em particular, no domínio da História das Mulheres e do Género;
• Identificar as caraterísticas de algumas das metodologias e os principais procedimentos para o planeamento de uma investigação;
• Conhecer as principais técnicas de recolha de dados e identificar os principais elementos a ter em conta na realização de um relatório de investigação;
• Identificar e escolher os métodos de inquérito e de investigação/intervenção mais adequados aos seus projetos de investigação;
• Tecer comparações entre as várias metodologias, identificando as vantagens e as desvantagens inerentes à utilização de cada uma.
1. A problemática do saber em História, em particular no domínio da História das Mulheres.
2. Metodologias e técnicas do trabalho de investigação em História
3. A investigação em Ciências Sociais: planeamento da investigação
4. Tipos de investigação
5. Técnicas de observação: o qualitativo e o quantitativo
6. Métodos de Inquérito: Inquéritos por entrevista e por questionário
7. Métodos de investigação e intervenção
8. O projeto de investigação e o relatório de pesquisa
Carmo, Hermano & Ferreira, M. (2008). Metodologia da Investigação. Guia para auto-aprendizagem. Lisboa: Universidade Aberta, 2ª ed. (Manual obrigatório).
Ghiglione, Rodolphe & Matalon, Benjamin (1993). O inquérito. Teoria e prática. Oeiras: Celta.
Leduc, Guyonne (dir.) (2004). Nouvelles sources et nouvelles methodologies de recherche dans les études sur les femmes. Paris: L´Harmattan
Miles, M. & Huberman, A. (1994). Qualitative data analysis. An expanded sourcebook. Thousand Oaks/Londres/Nova Deli: Sage Publications.
Nogueira, C.(2001). Um novo olhar sobre as relações de género – feminismo e perspectivas críticas na psicologia social. Lisboa; Fundação Calouste Gulbenkian.
Thebaud, Françoise (1997). Écrire l’histoire des femmes. Paris: ENS Éditions
Quivy, Raymond & Campenhoudt, Luc Van (1992). Manual de investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva.
Evaluation is made on individual basis and it involves the coexistence of two modes: continuous assessment (60%) and
final evaluation (40%). Further information is detailed in the Learning Agreement of the course unit.