Digital Media in Education
Cod: 11063
Department: DEED
ECTS: 6
Scientific area: Education Sciences
Total working hours: 156
Total contact time: 15

Os conteúdos a serem trabalhados estruturam-se em três eixos: os média na política como elemento essencial de reflexão e análise crítica sobre a sua influência na sociedade e na estruturação dos poderes políticos; os media na educação como conteúdos e meio e o seu papel no trabalho docente e para a aprendizagem do estudante; por fim a caracterização dos novos média no ambiente digital e as tendências emergentes. Esses três eixos estruturam um pensamento reflexivo sobre o tema oferecendo ao estudante instrumentos para analisar os média e utilizá-los de forma sustentável nos contextos de atuação profissional.
 

Educação
Medias Digitais
Discurso mediático

No final da unidade curricular o estudante deve ser capaz de:
‐ Analisar criticamente os discursos mediáticos.
‐ Analisar e/ou problematizar a influência dos media na sociedade atual.
‐ Propor formas pedagogicamente sustentadas de utilização educativa dos média para resolução de questões tanto de ordem técnica relativamente ao uso das interfaces como estratégia relativamente ao uso dos conhecimentos adquiridos.
 

Os Media no cenário Político.
Os Media no contexto Educativo.
Os Media Digitais da Atualidade.
 

Remy, R. (2003). Sociologia dos Media. Porto: Porto Editora.
Tornero, J. M. P. (2007). Comunicação e Educação na Sociedade da Informação. Porto: Porto Editora.
Papuzza, E., Marzotti, M. E., Medici, A. R. & Russo, M. (2011). Um guia para os pais: educação e os novos medias. União Europeia. Disponível em: http://www.dge.mec.pt/educacao-para-os-media
Pereira, S., Pinto, A., Madureira, E. J., Pombo, T. & Guedes, M. (2014). Referencial de Educação para os Média para a Educação pré escolar, o Ensino Básico e o Ensino secundário. Portugal: Ministério da Ciência. Disponível em: http://www.dge.mec.pt/educacao-para-os-media
 

E-learning

Continuous assessment is privileged: 2 digital written documents (e-folios) during the semester (40%) and a final digital test, Global e-folio (e-folio G) at the end of the semester (60%). In due time, students can alternatively choose to perform one final exam (100%).