A unidade curricular, literacia financeira para o empreendedorismo visa, facultar a aquisição, segundo uma perspetiva económica e financeira, dos conceitos essenciais de gestão e finanças, de modo que os alunos possam explorar, criar e desenvolver projetos inovadores, recursos criativos e redes globais conducentes à promoção da cultura empreendedora.
Literacia financeira
Orçamento
Gestão financeira
Investimento
Análise de Riscos
Bibliografia obrigatória:
Conselho Nacional de Supervisores Financeiros. (2016). Plano Nacional de Formação Financeira - Todos Contam.Relatório do Inquérito à Literacia Financeira da População Portuguesa, 2015. Banco de Portugal.
Kramer, M. M. (2016). Financial literacy, confidence and financial advice seeking. Journal of Economic Behavior &Organization, 131, 198–217. https://doi.org/10.1016/j.jebo.2016.08.016
Mandell, L., & Klein, L. S. (2009). The impact of financial literacy education on subsequent financial behavior. Journal of Financial Counseling and Planning, 20(1), 15–24.
Pina, J., & Ferreira, R. (2014). Educação financeira e empreendedorismo. Escolar Editora.
E-Learning
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.