No final da aprendizagem, o estudante deve ser capaz de:
· Conhecer o Plano Oficial de Contabilidade (POC), Plano Oficial de Contabilidade Público (POCP) e a documentação obrigatória de prestação de contas;
· Relacionar a educação com o crescimento económico;
· Compreender a necessidade de adaptar a oferta de educação e formação à procura;
Utilizar rácios identificativos de eficiência educativa nas escolas.
1. Conceitos básicos de Contabilidade
a. Requisitos de informação contabilística
b. Património, Inventário e Balanço
c. Dinâmica Patrimonial
d. Métodos de registo contabilístico
2. POC – Educação
a. Noções básicas de Contabilidade Pública
b. Regime Simplificado
c. Contabilidade Orçamental e Patrimonial
3. Educação e Desenvolvimento Económico
a. Educação e Crescimento Económico
b. Oferta e Procura de Educação e Formação
c. Eficiência Educativa
Trabalho Final
· Plano Oficial de Contabilidade para o Sector da Educação (POC-EDU explicado)
· Santos, José Rosa, Estudo de Caso: O Funcionamento da Sistema de Controlo Interno numa Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico, Edição de Autor
· Gil Cabrito, Belmiro, Economia da Educação, Texto Editora
· Chagas Lopes, Margarida, Economia da Educação e Formação, angelus novus
Diversos materiais colocados pelo docente
A frequência desta unidade curricular exige conhecimentos da língua inglesa, capazes de permitir a leitura e interpretação de textos. |