Financial Management and Accountancy
Cod: 12159
Department: DEED
ECTS: 7
Scientific area: Management
Total working hours: 182
Total contact time: 40

Esta Unidade curricular pretende dar a conhecer aos estudantes os aspectos fundamentais da Contabilidade Pública e Contabilidade Geral e os desenvolvimentos verificados nesta área, com incidência na gestão das organizações escolares. Na área da Economia da Educação abordar-se-ão as temáticas da educação e do crescimento económico e interrelação entre ambas.

No final da aprendizagem, o estudante deve ser capaz de:

·          Conhecer o Plano Oficial de Contabilidade (POC), Plano Oficial de Contabilidade Público (POCP) e a documentação obrigatória de prestação de contas;

·          Relacionar a educação com o crescimento económico;

·          Compreender a necessidade de adaptar a oferta de educação e formação à procura;

Utilizar rácios identificativos de eficiência educativa nas escolas.

1.     Conceitos básicos de Contabilidade

a.     Requisitos de informação contabilística

b.     Património, Inventário e Balanço

c.     Dinâmica Patrimonial

d.     Métodos de registo contabilístico

2.     POC – Educação

a.     Noções básicas de Contabilidade Pública

b.     Regime Simplificado

c.     Contabilidade Orçamental e Patrimonial

3.     Educação e Desenvolvimento Económico

a.     Educação e Crescimento Económico

b.     Oferta e Procura de Educação e Formação

c.       Eficiência Educativa

Trabalho Final

·          Plano Oficial de Contabilidade para o Sector da Educação (POC-EDU explicado)

·          Santos, José Rosa, Estudo de Caso: O Funcionamento da Sistema de Controlo Interno numa Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico, Edição de Autor

·          Gil Cabrito, Belmiro, Economia da Educação, Texto Editora

·          Chagas Lopes, Margarida, Economia da Educação e Formação, angelus novus

Diversos materiais colocados pelo docente

Blended learning

Evaluation is made on individual basis and it involves the coexistence of two modes: continuous assessment (60%) and final evaluation (40%). Further information is detailed in the Learning Agreement of the course unit.

Reading competence in English.