Código: 42102
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: Estudos Artísticos e Estudos Literários
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 24

A unidade curricular visa oferecer um campo alargado de reflexão e discussão em torno da área temática - As Mulheres e a Produção Cul-tural e Artística - tendo como horizonte de re-ferência os domínios da Literatura e da Publi-cidade.
Num primeiro momento equaciona-se o contri-buto da crítica feminista para uma nova com-preensão da cultura, a partir da análise de al-guns textos teóricos fundamentais. Num se-gundo momento, analisam-se as representa-ções da autoria feminina ao longo da história literária. Num terceiro momento, equaciona-se e analisa-se a questão das representações de género no discurso publicitário da atualidade.
 

Estudos de género  

Produção literária e cultural 

Autoria feminina

Cidadania e Desenvolvimento

 

Espera-se que cada mestrando/a percorra um caminho de construção progressiva de conhe-cimento que lhe permita problematizar alguns aspetos da interligação entre género, sexo e produção cultural e artística e obtenha uma perspetiva crítica que lhe permita ler/interpretar um artefacto artístico, partindo da noção de género como categoria estrutu-rante.
 

I A FIGURA DA ESCRITORA NA HISTÓRIA: QUESTÕES DE AUTORIA FEMININA

. A interligação entre género, sexo e produção cultural e artística. 

 

. O estatuto da Autoria Feminina ao longo da Hstória.

 

.Mecanismos de marginalização e invisibilisação das Autoras. 

 

. A Autoria Feminina enquanto instrumento de empoderamento das mulheres, de igualdade e de construção da cidadania

 

¬¬¬¬¬II DOS ESTUDOS FEMINISTAS À TEORIA QUEER: LER OS TEXTOS LITERÁRIOS

 .Leitura de textos literários partindo das noções de género/sexo como categorias estruturantes. 

. Reflexão critica sobre o texto literário  enquanto visão do mundo e instrumento da sua transformação.

.O texto literário enquanto veículo de igualdade e cidadania.

III REPRESENTAÇÕES DE GÉNERO NA PUBLICIDADE 

.Leitura empírica de textos publicitários.

.O texto  publicitário enquanto agente de construção de relações de género e instrumento da sua transformação.

.O texto publicitário enquanto instrumento de cidadania.

 

I

ANZALDÚA, Gloria (2000).“Falando em Línguas: Uma carta para as mulheres escritoras do terceiro mundo.”  Revista Estudos Feministas,V. 8, nº1.

ALMEIDA, Djaimilia Pereira de (2023).O que é ser uma escritora negra hoje, de acordo comigo. Companhia das Letras.

COUTO, Anabela G. (2005). “Da Tolerância e da intolerância na arte e na Literatura: a marginalização da autoria feminina. Fronteiras da tolerância. SPES XVIII, pp.27-35.

EDFELDT, Chatarina(2006). Uma história na História. Câmara Municipal do Montijo.

PAZ (2019). “Mulheres fortes ou o conto africano de língua portuguesa de autoria feminina”. Nau Literária, nº1.

ESQUÍVEL, L. (1999) “Ao redor do fogo” in Íntimas Suculências: Tratado filosófico de cozinha: Asa.

KLOBUCKA, Anna (2008). “Sobre a hipótese de uma herstory da literatura portuguesa”.Veredas,  10, pp13-25.

 

WOOLF, Virgínia (1996).Um Quarto que Seja Seu.Vega.

II

AMARAL, ANA LUISA (2016). Arder a Palavra e outros Incêndios. Relógio d’Água.

BARRENO, Maria Isabel, Horta, Maria Teresa E Costa, Maria Velho da (2010). Novas Cartas Portuguesas, (Org. Ana Luísa Amaral). Dom Quixote. 

BEJA, Olinda (2017). Chá do Príncipe (Fya Xalela). Rosa de Porcelana.

EDFELDT, Chatarina, e Couto, Anabela G., (2008), Mulheres que escrevem, Mulheres que Lêem: Repensar a Literatura pelo Género.Lisboa:101 Noites. 

EVARISTO, Conceição, (2020). Insubmissas Lágrimas de Mulheres.Malê.

 

HATHERLY, Ana (2008). A Neo-Penélope. &etc.

OWEN, Hillary, e Rothwell, Philip (2004). Sexual/textual Empires: Gender and Marginality in Lusophone African Literature. University of Bristol Press. 

PEPE, Paulo e  Fernandes, Ana Raquel (eds) (2019). Beyond Binaries: Sex Sexualities and Gender in the Lusophone World. Reconfiguring Identities in the Portuguese-Speaking World series. Peter Lang.

 

TAVARES, Ana Paula (2016). "Afazeres". Verbetes para um dicionário afetivo.Caminho.

 

III

BECKER-HERBY (2016). The Rise of fermvertising. Minnesota Digital Conservancy.

BORDO, Susan (1997). Twilight Zones: The Hidden Life of Cultural Images from Plato to O.J. Berkeley:University of California Press. 

CRESPO, Ana Isabel, Ferreira, Ana Monteiro, Couto, Anabela G. Couto, Cruz, Isabel, Joaquim, Teresa (orgs.) (2008). Variações sobre sexo e género. Livros Horizonte.

COUTO, Anabela G. (2008). "Vénus e Guerreiros: representações de género no discurso publicitário". Design and Commercial Communications: seek optimal synergies. Iade. 

MOTA-RIBEIRO, Silvana (2002). “Corpos eróticos: imagens da mulher na publicidade da imprensa feminina portuguesa”. Cadernos do Noroeste. 17(1-2), pp.145-164.

Nota: Bibliografia e recursos áudio e vídeo complementares serão disponibilizados na turma virtual.

 

 

 

E-learning

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.

A frequência desta unidade curricular exige conhecimentos da língua inglesa, capazes de permitir a leitura e interpretação de textos.