O módulo Espanhol VI destina-se aos estudantes que pretendem consolidar a sua capacidade de analisar textos de qualquer gênero, tendo uma clara idea dos objetivos do textos, segundas intenções, expressões muito fechadas.
Pretende-se desenvolver as competências comunicativas dos estudantes (compreender e produzir textos escritos e orais, bem estruturados e muito complexos), bem como as capacidades linguísticas (análise e comparação de tópicos linguísticos, de modelos textuais, conectores e mecanismos de coesão). Corresponde ao nível C1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas..
Ao longo deste módulo o estudante vai adquirir conhecimentos de Espanhol correspondentes a este nível onde o estudante:
É capaz de compreender, sem esforço, praticamente tudo o que ouve ou lê. É capaz de resumir as informações recolhidas em diversas fontes orais e escritas, reconstruindo argumentos e factos de um modo coerente. É capaz de se exprimir espontaneamente, de modo fluente e com exactidão, sendo capaz de distinguir finas variações de significado em situações complexas.
•Expressar hipóteses.
•Repeter, contar e resumir o dito.
•Lembrar algo a alguém.
•Reagir a informações com acordo e/ou desacordo.
•Expresso gostos, desejos e sentimentos.
•Descrever, expressar opinião e avaliar positivamente e negativamente.
•Expressar dúvidas e reservas.
•Manifestar surpresa.
•Expressar reclamaçães/protesto e discutir.
•Fazer sugestões, recomendações.
•Pedir e dar conselhos.
•Aceitar e rejeitar conselhos.
•Organização do discurso: Reconhecer e usar marcadores de discurso para sinalizar o fortalecimento das relações, sequência lógica e contrastes; extrair informações relevantes para resumir; seleccionar as informações pertinentes pelo contraste ou comparação das ideias, responder a uma intervenção externa por meio da replicação, continuar outras intervenções por exemplo, argumentos e formulações; fazer um começo, mudar de assunto e concluir um texto.
•Controle da comunicação oral: Fornecer uma palavra ou expressão para o interlocutor; solicitar informações sobre uma palavra ou expressão que tem sido esquecido; esclarecer o significado ou a intenção da conversa resumindo.
•Conceder permissão sujeita a condições.
•Elogiar e reagir a um elogio.
Chamorro Guerrero M.D; Lozano Lóipez G; Martínez Gila P; Muñoz Álvarez B; Rosales Varo F; Ruiz Campillo JP; Ruiz Fajardo G (2011) ABANICO, Barcelona, Difusión. (Unidades 7-12).
- ABANICO Nueva Edición, Barcelona, DIFUSIÓN, 2010. ISBN: 9788484436867
- CASTRO VIUDEZ, Francisca - Uso de la gramática española: avanzado. Madrid, Edelsa, 1997. ISBN: 978-84-7711-714-8
- MORENO, Concha; TUTS, Martina - Curso de perfeccionamiento: Hablar, escribir y pensar en español. Madrid, Edelsa, 1991. ISBN: 9788471434609
- MOLINER, Maria - Diccionario del uso del Español. Madrid, Gredos, 1999. ISBN: 9788424928865
- MORENO, Francisco; GONZÁLEZ, Neide Maia - Diccionario bilingüe de uso Español- Portugués; Portugués-Español. Madrid, Arco-libros, 2003. ISBN: 9788476355459
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final.