Objetivos de aprendizagem:
OA1 - Identificar os princípios que orientam o design de espaços de aprendizagem físicos e digitais.
OA2 - Elaborar e projetar ambientes digitais de aprendizagem interativos e colaborativos.
OA3 - Avaliar o impacto e a qualidade dos espaços de aprendizagem, definindo critérios e indicadores relevantes e alinhados à pedagogia do espaço.
OA4 - Identificar barreiras à inclusão em espaços de aprendizagem digitais e físicos, propondo soluções para superá-las.
1. Fundamentos e princípios do design de espaços de aprendizagem
2. Tipologias de espaços de aprendizagem inovadores
3. Design e criação de ambientes de aprendizagem digitais
4. Avaliação da qualidade e impacto dos espaços de aprendizagem
5. Inclusão e acessibilidade em espaços de aprendizagem
• Böck, G. L. K., Gesser, M., & Nuernberg, A. H. (2021). Contribuições do Desenho Universal para Aprendizagem à Educação a Distância.
Educação & Realidade, 46(4), e95398.
• Casanova, D. (2023). Desenho, pedagogia e tecnologia: uma abordagem participativa para o desenvolvimento de espaços de aprendizagem com tecnologia. Didática, Práticas Pedagógicas e Tecnologias da Educação - XXI Endipe, 2, 184–208.
• Oblinger, D. (Ed.). (2006). Learning Spaces. EDUCAUSE. ISBN 0-9672853-8-0.
• OECD. (2013). Innovative Learning Environments. Educational Research and Innovation. OECD Publishing, Paris. Disponível em https://doi.org/10.1787/9789264203488-en
• Vieira, L. S. (2023). Space reconfiguration for the promotion of an inclusive learning environment: NEET and migrant populations
(Dissertação de Mestrado). Universidade de Aveiro. Disponível em https://ria.ua.pt/handle/10773/38263
• Exposição teórica utilizando PowerPoint narrados e vídeo-aulas de duração curta para a apresentação de conceitos fundamentais.
• Estudos de caso com análise de exemplos reais de design de espaços educativos (físicos e digitais) para compreender a aplicação prática dos princípios teóricos.
• Debates em grupo sobre a relação entre espaço e aprendizagem e sobre o impacto dos ambientes na motivação e desempenho dos alunos.
• Exploração de modelos práticos, nomeadamente apresentação de vídeos, imagens e visitas virtuais ou presenciais a espaços inovadores (makerspaces, salas de aula flexíveis, ambientes digitais).
• Desenvolvimento de protótipos de espaços digitais pelos estudantes, incluindo etapas de planeamento, estruturação e testagem.
• Análise de relatórios de avaliação de espaços educativos para identificar boas práticas e lacunas.
• Aprendizagem baseada em problemas, nomeadamente com a identificação e resolução de barreiras à inclusão em cenários reais ou simulados, utilizando normas como WCAG e UDL
Estudantes que escolhem a modalidade de avaliação contínua
O regime de avaliação contínua contempla a realização de dois ou três E-fólios (trabalhos escritos) em formato digital submetidos na plataforma Moodle e de um E-fólio global (prova final) realizado no final do semestre na Plataforma WISEflow, com peso de, respetivamente, 40% e 60%. A tipologia de prova do E-fólio global (e.g. multi, assign, lock) será comunicada aos estudantes no início do semestre no Plano da Unidade Curricular (PUC).