Nesta unidade curricular são desenvolvidos certos aspetos avançados da formalização sistemática do raciocínio matemático levados a cabo pela Lógica Matemática incluindo resultados de decidibilidade, indecidibilidade, completude e incompletude de teorias matemáticas.
Lógica;
Raciocínio matemático;
Teoria da demonstração;
Teorias Axiomáticas.
Ao concluir esta unidade curricular o aluno deverá ser capaz de:
• Reconhecer a importância da Lógica na formalização do raciocínio matemático;
• Trabalhar com um conjunto de métodos e conceitos da lógica de primeira ordem, da teoria da demonstração e da teoria de modelos;
• Entender e saber utilizar os resultados de decidibilidade, indecidibilidade, completude e incompletude de teorias matemáticas.
· M. J. Edmundo, G. Ferreira e J. Gaspar, Introdução à Lógica Matemática (disponibilizado online)
· R. Cori, D. Lascar, Mathematical Logic, Part I, Oxford University Press, 2000.
· E. Mendelson, Introduction to Mathematical Logic, Fourth Edition Champman & Hall/CRC 2001.
· Hanbook of Mathematical Logic, volume 90, edited by Jon Barwise, 1977.
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.