Educação para a Sustentabilidade
Código: 21170
Departamento: DCET
ECTS: 6
Área científica: Ciências e Tecnologias Ambientais
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 26

Para além dos conhecimentos, metodologias e competências específicas esta UC tem por objectivo promover práticas, atitudes, valores e ética para a Sustentabilidade a vários níveis de forma a ter impacto nos estilos de vida e no comportamento individual e colectivo, bem como ajudar a construir um futuro sustentável.

Desenvolvimento Sustentável
Desafios Ambientais e as Soluções da Sustentabilidade
Cidadania Participativa Ambiental
Educação para a Sustentabilidade

Pretende-se que, no final desta Unidade Curricular, o estudante seja capaz de:
O1. Reconhecer os fundamentos e conceitos relacionados com Desenvolvimentos Sustentável, Sustentabilidade, ciência para a sustentabilidade e Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS);
O2. Reconhecer os Desafios Ambientais e as Soluções da Sustentabilidade (Problemas Ambientais: causas, efeitos e soluções);
O3. Discutir e Explicar o papel da EDS na promoção da Sustentabilidade;
O4. Explicar o âmbito, competências e factores críticos para a EDS;
O5. Conhecer a Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (DEDS), o papel desta e outras iniciativas para um futuro sustentável, e o Pós-2015;
06. Conhecer a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável;
O7. Estimular e Desenvolver a Cidadania Participativa Ambiental através da Educação para a Sustentabilidade;
 

P1. Desenvolvimento Sustentável (Princípios, Perspectivas, Valores e Paradigma da Sustentabilidade, Objetivos, Planos e Programas), ciência parra sustentabilidade
P2. Temas relacionados com os três eixos do desenvolvimento sustentável: ambiental, social e económico.
P3. Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) (Características, Valores e Princípios, objetivos do milénio)
P4. Competências e EDS como uma alavanca para a mudança social, EDS e Educação Ambiental, Contribuições Disciplinares, Contribuições Pedagógicas e desafios para o ensino;
P5. Factores Críticos (Whole-school approach, ligação às Comunidades, desafios ao Ensino, Biodiversidade, Alterações Globais, recursos naturais, Responsabilidade Social Corporativa (RSC), Educação Vocacional, Educação Superior, Metodologias, Técnicas, Práticas e Projectos para a Avaliação da Sustentabilidade);
P6. Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentável – ENDS 2015 (ENDS), Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (DEDS) e o Pós-2015.

GONÇALVES, F., PEREIRA, R., LEAL FILHO, W., AZEITEIRO, U.M., (Eds.) 2012. Contributions to the UN Decade of Education for Sustainable Development “in the series Umweltbildung, Umweltkommunikation und Nachhaltigkeit - Environmental Education, Communication and Sustainability, Peter Lang 430 Pp)
Informação e documentação de apoio (textos de apoio) disponibilizada na página da unidade curricular.
 

E-learning

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.