Esta unidade curricular visa a aprendizagem da base teórico-concetual e da interdisciplinaridade associada à economia da educação com os objetivos de desenvolver a compreensão, com base na reflexão crítica, da forma como a teoria económica é útil para o estudo da realidade educativa, e dinamizar a capacidade de construção de novos conhecimentos avançados com base na Economia da Educação. Pretende também desenvolver a capacidade de tirar partido dos conhecimentos adquiridos para desenvolver programas educativos promotores das competências empreendedoras.
Economia
Educação
Políticas públicas
Investimento
Eficiência
Bibliografia obrigatória:
Akerlof, G. A. & Kranton, R. E. (2002). Identity and schooling: some lessons for the economics of education. Journal of Economic Literature, XL, 1167-1201.
Carrasqueira, H. (2016). Economia e Educação. Working Paper. Faro: Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo.
Johnes, G. & Johnes, J. (Org.) (2004). International Handbook on the Economics of Education. Northanptom: Edward Elger Publishing Ltd.
Koch, A. et al. (2015). Behavioral economics of education. Journal of Economic Behavior & Organization, 115, 3-17.
Lavecchia, A M. et al. (2014). Behavioral Economics of Education: Progress and Possibilities. Working Paper. Cambridge: National Bureau of Economic Research.
Lopes, M. C. (2010). Economia da Educação e Formação. Lisboa: Angelus Novus.
Pereira, P. T. & Martins, P. S. (2002). Is there a return-risk link in Education?. Economic Letters, 75, 31-37.
E-learning
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.