Sendo a cidadania global uma temática transversal a este mestrado, esta unidade curricular interliga os conceitos de cultura, ética e cidadania, possibilitando o estudo das políticas globais de inovação, das abordagens nacionais e internacionais da cultura empreendedora. Também será abordado o impacto da cidadania global na definição e promoção dos direitos humanos na sociedade digital.
Cultura empreendedora
Ética
Cidadania
Responsabilidade social
Sustentabilidade
Bibliografia obrigatória:
Davies, I., Evans, M., & Reid, A. (2005). Globalising citizenship education? A critique of “global education” and“citizenship education.” British Journal of Educational Studies, 53(1), 66–89. https://doi.org/10.1111/j.1467-8527.2005.00284.x
Davies, I., Ho, L. C., Kiwan, D., Peck, C. L., Peterson, A., Sant, E., & Waghid, Y. (2018). The Palgrave Handbook of GlobalCitizenship and Education. Palgrave Macmillan UK. https://doi.org/10.1057/978-1-137-59733-5
Franco, J. E. (2020). Europa ao Espelho de Portugal: Ideia(s) de Europa na cultura portuguesa. Temas e Debates.
Gabrielsson, M., Gabrielsson, P., & Dimitratos, P. (2014). International Entrepreneurial Culture and Growth ofInternational New Ventures. Management International Review, 54(4), 445–471. https://doi.org/10.1007/s11575-014-0213-8
UNESCO Brasil. (2015). Educação para a cidadania global: Preparando alunos para os desafios do século XXI.Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
E-learning
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.