A transformação digital verificada no atual contexto sociocultural tem influenciado o desenvolvimento social e empresarial. Nesta unidade curricular os alunos aprofundarão os conceitos e as implicações deste fenómeno, nomeadamente ao nível dos ecossistemas empreendedores digitais, da inovação, dos modelos de negócio e dos processos de desenvolvimento social e empresarial.
Criatividade
Modelos de negócio
Tecnologia
Inovação digital
Estratégias
Bibliografia obrigatória:
Carrilho, T. & Porfírio, J. A. (2015). Conditions for entrepreneurship development in creative industries in Portugal. In N. E. Mastorakis et al (Ed.) Recent Advances on Economics and Business Administration (pp. 23-29). Vienna: WSEAS.
Hassid, J. and Porfírio, J. (Coords.). Hassid, J.; Porfírio, J.; Carrilho, T.; Polemis, M.; Gilabert, E.; Rodriguez-Ardura, Inma (2015). Creative Industries’ Network of Entrepreneurs – Lessons learned from the e-learning Acceleration Program offered in Portugal, Spain and Greece under a Leonardo da Vinci Transfer of Innovation Project. Lisbon: Universidade Aberta.
Osterwalder, Alexander & Pigneur Yves (2011), Criar Modelos de Negócio, Publicações Dom Quixote.
Porfírio, J.; Carrilho, T.; Rimbau-Gilabert, E.; Hassid, J.; Totterdill, P. (Coords.). Porfírio, J.; Carrilho, T.; Gilabert, E. ; Rodriguez-Ardura, I.; Hassid, J. (2015). Case Studies on Entrepreneurship in Creative Industries for Portugal, Spain, Greece and the UK. Lisbon: Universidade Aberta.
E-learning
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.