Criatividade e Modelos de Negócio para o Empreendedorismo Digital
Código: 62125
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: Ciências Empresariais
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 40

A transformação digital verificada no atual contexto sociocultural tem influenciado o desenvolvimento social e empresarial. Nesta unidade curricular os alunos aprofundarão os conceitos e as implicações deste fenómeno, nomeadamente ao nível dos ecossistemas empreendedores digitais, da inovação, dos modelos de negócio e dos processos de desenvolvimento social e empresarial.

Criatividade

Modelos de negócio

Tecnologia

Inovação digital

Estratégias

  • Compreender e considerar criticamente o contributo do empreendedorismo e da inovação para a criação de valor social e empresarial, na atual era digital;
  • Perceber o conceito e as implicações da transformação digital;
  • Entender o conceito e implicações práticas, para a sociedade em geral e no domínio do digital, em particular, do empreendedorismo, e como este se pode materializar em projetos concretos: o conceito de ecossistema empreendedor;
  • Explorar o potencial dos modelos de negócio para sistematização e concretização das ideias e para a criação de valor na atual era digital;Municiar o aluno de um conjunto de ferramentas que o ajudem a conceber e implementar o seu modelo de negócio num projeto empreendedor no domínio da economia digital e da Web.

  1. Transformação digital e desenvolvimento social e empresarial: a função do empreendedorismo
  2. Empreendedorismo e Ecossistemas empreendedores digitais
  3. Criatividade, Inovação e Modelos de negócio
  4. Modelo de Negócio, Proposta de Valor e Processos de desenvolvimento social e empresarial

Bibliografia obrigatória:

Carrilho, T. & Porfírio, J. A. (2015). Conditions for entrepreneurship development in creative industries in Portugal. In N. E. Mastorakis et al (Ed.) Recent Advances on Economics and Business Administration (pp. 23-29). Vienna: WSEAS.

Hassid, J. and Porfírio, J. (Coords.). Hassid, J.; Porfírio, J.; Carrilho, T.; Polemis, M.; Gilabert, E.; Rodriguez-Ardura, Inma (2015). Creative Industries’ Network of Entrepreneurs – Lessons learned from the e-learning Acceleration Program offered in Portugal, Spain and Greece under a Leonardo da Vinci Transfer of Innovation Project. Lisbon: Universidade Aberta.

Osterwalder, Alexander & Pigneur Yves (2011), Criar Modelos de Negócio, Publicações Dom Quixote.

Porfírio, J.; Carrilho, T.; Rimbau-Gilabert, E.; Hassid, J.; Totterdill, P. (Coords.). Porfírio, J.; Carrilho, T.; Gilabert, E. ; Rodriguez-Ardura, I.; Hassid, J. (2015). Case Studies on Entrepreneurship in Creative Industries for Portugal, Spain, Greece and the UK. Lisbon: Universidade Aberta.

E-learning

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.