Nesta unidade curricular estudam-se temas relacionados com a conservação da natureza, em particular com a conservação da geodiversidade. Analisam-se os diversos valores atribuíveis à geodiversidade e a necessidade de conservar o património geológico, dando especial ênfase à situação portuguesa.
1. Geodiversidade
2. Património geológico
3.Geoconservação
4. Geologia e Sociedade
Os estudantes deverão ser capazes de:
a) Identificar os diversos valores atribuídos à geodiversidade: intrínseco, cultural, estético, económico, funcional e educacional.
b) Compreender as ameaças à geodiversidade.
c) Interpretar legislação Portuguesa e Europeia.
d) Conhecer ferramentas de gestão da geodiversidade.
e) Assumir atitudes que visem a protecção do património geológico.
Brilha, J. (2005). Património Geológico e Geoconservação. Braga: Palimage.
Caderno de Apoio da Universidade Aberta.
E-learning.
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.