A metodologia de investigação científica constitui uma matéria fundamental para a produção do conhecimento científico. Através desta unidade curricular os alunos terão possibilidade de desenvolver competências para seguirem as etapas do processo de investigação, para elaborem as questões de investigação, definirem desenhos metodológicos, pautarem-se pela ética, comunicarem e disseminarem os resultados dos seus trabalhos científicos.
Metodologia
Técnicas
Investigação
Análise de dados
Abordagens qualitativas e quantitativas
Bibliografia obrigatória:
Bardin, Laurence (1995). Análise de conteúdo, Lisboa: Edições 70.
Cooper, H.; Hedges, L. V.; Valentine, J. C. (Eds.) (2019). Handbook of research synthesis and meta-analysis. New York: Russel Foundation
Hill, Manuela M.; Hill, Andrew (2002). Investigação por questionário, Lisboa: Edições Sílabo.
Maroco, João (2018). Análise estatística com utilização do SPSS, Lisboa: Edições Sílabo.
Saunders, M.; Lewis, P & Thornhill, A. (2019). Research Methods for Business Students. 8th Edition, London, Pearson
Stake, Robert E. (2009). A arte da investigação com Estudos de Caso, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Sternberg, R.; Krauss, G. (Eds.) (2014). Handbook of research on entrepreneurship and creativity. Cheltenham: Edward Elgar.
E-learning
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.